Policial Super Destaques

FEMINICÍDIO: Nove mulheres foram mortas por parceiros em dois anos, em SL

Ilustrativa
Ilustrativa

Há pouco mais de 6 meses, Daniele*, de 23 anos, perdeu a irmã, de 26, assassinada a tiros pelo ex-namorado, após quase três anos de relacionamento. O crime deixou marcas em toda a família e hoje Daniele recorre ao tratamento psicológico para lidar com a perda da irmã e tentar apagar da memória as cenas de violência.

“Estávamos em casa quando ele (o assassino) chegou, chamou pela minha irmã, fingindo-se ser amigo e tirou a vida dela. Tentamos intervir, mas infelizmente não conseguimos evitar o que aconteceu”, relata.

A irmã de Daniele é uma das cinco mulheres mortas por homens em Sete Lagoas no ano passado. Em 2017, conforme dados da Polícia Militar, quatro mulheres foram assassinadas por companheiros ou ex-companheiros.

Em um cenário assustador, principalmente para as mulheres, o Brasil detém a quinta maior taxa de feminicídios entre 84 nações pesquisadas, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A situação é ainda mais preocupante quando se analisa que a violência continua a crescer apesar das políticas de proteção à mulher no país, como a Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 2006. Mesmo assim, uma mulher é morta a cada duas horas no país.

Segundo levantamento feito pelo professor Jefferson Nascimento, doutor em Direito Internacional pela USP (Universidade de São Paulo), somente no primeiro mês de 2019, mais de cem mulheres foram mortas no Brasil – a maioria nos finais de semana.

Com a liberação do porte de arma de fogo, especialistas temem que este número aumente.

Da Redação, com Jornal Hoje Cidade

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2019
D S T Q Q S S
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.