Destaques

Sisu 2019: UFMG tem 6.339 vagas em 90 cursos de graduação; inscrições começam dia 22

UFMG tem mais de 6,3 mil vagas para o Sisu (Foca Lisboa/UFMG/Divulgação
UFMG tem mais de 6,3 mil vagas para o Sisu (Foca Lisboa/UFMG/Divulgação

Candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e tenham obtido nota superior a zero na redação podem concorrer a uma vaga em 2019 nos cursos de graduação da UFMG, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O resultado do Enem está previsto para ser divulgado na sexta-feira (18).

Como faz desde 2017, UFMG volta a utilizar somente a primeira edição anual do Sisu para selecionar alunos para 6.339 vagas em 90 cursos de graduação, com entrada nos dois períodos letivos de 2019. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, a -partir da próxima terça-feira (22), até as 23h59 (horário de Brasília) de sexta-feira, 25 de janeiro.

Todas as vagas em cursos de graduação oferecidas pela UFMG por meio do Sisu, com ingresso nos dois semestres letivos, serão preenchidas nesta edição.

De acordo com o Ministério da Educação, o processo seletivo Sisu, nesta primeira edição de 2019, vai ofertar 235.476 vagas, em 129 instituições de todo o país.

Reserva de vagas
Por lei, 50% das vagas de cada curso de graduação destinam-se aos egressos da escola pública. Assim, em 2019, 3.167 vagas estão abertas para ampla concorrência, e 3.172, reservadas a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino. Esses candidatos são classificados inicialmente em dois estratos socioeconômicos: renda familiar bruta mensal per capita inferior a 1,5 salário mínimo e superior a esse patamar. Em seguida, eles devem indicar se têm ou não deficiência e a opção pelo recorte étnico-racial, declarando-se ou não negros (pretos e pardos) e indígenas. Com isso, as 50% de vagas reservadas são distribuídas entre oito modalidades de cotas.

Mudanças
Nesta edição, o Sisu tem novas regras, definidas no edital 83 do Ministério da Educação, publicado em 21 de novembro no Diário Oficial da União, que altera a regulamentação da Lei de Cotas e da lista de espera. Leia mais em reportagem do Portal UFMG.

Registro acadêmico
Os candidatos aprovados, com ingresso nos dois semestres letivos, farão registro acadêmico, via internet, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, e serão convocados para realizar o procedimento presencial de apresentação dos documentos em datas que serão divulgadas na página Sisu UFMG.

Ao se inscrever no Sisu, o candidato precisa inserir o número de inscrição e senha usados no Enem 2018. Ao fim do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com a nota obtida no Exame, levando em conta as opções de cursos e modalidades de vagas (ampla concorrência e reserva de vagas), e indica os selecionados.

Mais informações podem ser obtidas no site do Sisu, na página Sisu UFMG e pelo e-mail duvidaregistro@drca.ufmg.br.

Da UFMG

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

setembro 2019
D S T Q Q S S
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.