Alvaro Villaça Colunistas

Coluna tempo esportivo – por Álvaro Vilaça

Em um jogo movimentado, o CAP goleou o Unidos do Brejo por 6x0 no Campo do Bangu (Foto: Renato Fonseca)
Em um jogo movimentado, o CAP goleou o Unidos do Brejo por 6x0 no Campo do Bangu (Foto: Renato Fonseca)

Título do Real Madrid aumenta hegemonia da Europa no Mundial de Clubes

Em 2012, quando o Corinthians venceu o Mundial de Clubes numa final dramática diante do Chelsea, a América do Sul conquistou seu 26º título. A Europa também tinha 26 troféus da competição. Aquele foi o último ano em que um time da América do Sul deu a volta olímpica como campeão mundial de futebol.

O título do Real Madrid, em cima do Al Ain dos Emirados Árabes, foi o 6º seguido dos europeus: 4 do Real Madri, 1 do Barcelona e 1 do Bayern de Munique. Agora, o continente europeu tem 6 títulos a mais que o sul-americano, numa sequência de triunfos jamais vista em toda a história do Mundial de Clubes.

Os 32 títulos dos clubes europeus estão divididos assim:

7 – Real Madrid

4 – Milan

3 – Bayern, Inter de Milão e Barcelona

2 – Manchester United, Juventus, Ajax e Porto

1 – Atlético de Madri, Borussia Dortmund, Estrela Vermelha e Feyenoord

Os 26 títulos dos clubes da América do Sul estão divididos da seguinte forma:

3 – Boca, Peñarol, Nacional (URU) e São Paulo

2 – Independiente, Santos e Corinthians

1 – Grêmio, Internacional, Estudiantes, Olímpia, River Plate, Flamengo, Racing e Vélez

A América do Sul tem, ao menos, mais clubes campeões que a Europa: 15 contra 13 europeus.

Na Era Fifa, considerando-se as disputas a partir do ano 2000, com todos os continentes participando da competição, o banho europeu em número de títulos mundiais é ainda maior. Só os brasileiros venceram pela Conmebol: 4 taças contra 11 dos europeus:

EUROPA (11):

4 – Real Madrid

3 – Barcelona

1 – Manchester United, Milan, Inter de Milão e Bayern de Munique

AMÉRICA DO SUL (4):

2 – Corinthians

1 – Internacional e São Paulo


Primeira fase da Copa Eldorado Boa Viagem Pneus Continental termina e jogos das oitavas de final estão definidos

Com o término da primeira fase da 27ª Copa Eldorado Boa Viagem Pneus Continental neste final de semana, foram definidos os times classificados para as Oitavas de Final. Quatro times deixaram a competição, enquanto que, as outras 16 seguem em busca do prêmio máster de um dos maiores campeonatos de futebol amador da região.

Confira um pouco do que rolou nos campos nestes três dias de decisões:

Sexta-feira, 21 de dezembro:

Na sexta-feira à noite (21), no Estádio Jaime Domingos Rosa, o Campo do Serrinha. O local foi palco dos embates entre Corinthians / União Alvorada x União do Morro / Santa Cruz e NF Amigos / River x Sete de Setembro / Pop FM.

No primeiro confronto houve muito equilíbrio entre os times e somente aos 44 minutos do primeiro tempo Arone (11) assinalou o primeiro gol da partida para o Corinthians / União Alvorada. Aos 33 minutos do segundo tempo o volante camisa 28, Eduardo, aumentou para a equipe do Santa Luzia, fechando o placar em 2 x 0.

No jogo de fundo, a disputa foi ainda mais acirrada. NF Amigos / River e Sete de Setembro / POP FM fizeram um jogo muito aguerrido, mas o placar ficou no 0 x 0.

No sábado, dia 22 de dezembro:

No sábado (21) os Campos do Curitiba e do Ideal foram os palcos de quatro grandes jogos da rodada. Mesmo sob forte sol, as torcidas e os amantes do futebol não se afastaram das arquibancadas e do entornos dos gramados.

No Campo do Curitiba teve goleada do Montreal / Ciclo Peças Lopes diante do Operário. Grafite (20) assinalou duas vezes, logo no início da partida. Nesse meio tempo, aos 22 minutos, Bruninho (07) chutou pro fundo da rede em favor do Bar Família / Operário JNT, mas o Montreal / Ciclo Peças Lopes não deixou barato e aos 12 minutos da segunda etapa, ampliou com Pedro (15). Aos 48 minutos do tempo final, Álvaro (70) fechou a conta do embate em 4 x 1 para o Montreal.

No jogo de fundo, o São Sebastião de Pindaíbas entrou em campo determinado e já aos 2 minutos do primeiro tempo abriu o placar com Léo (10). Adeílson (10) aumentou aos 24 minutos, dando números finais ao jogo.

No Estádio Emílio Vasconcelos, mais uma goleada. Aos 44 minutos da primeira etapa o Expresso Progresso abriu o marcador com um gol do camisa 20 Barriguinha. No tempo final Negueba (21) assinalou aos 32 minutos e Pogbá (11) passou a régua no duelo garantindo a primeira vitória do Expresso Progresso na Copa Eldorado Boa Viagem Pneus Continental por placar de 3 x 0 diante do Turma do Pagode.

No segundo confronto do bairro São Geraldo, Erick, camisa 10, assinalou o primeiro gol a favor do Feriado, aos 44 minutos do tempo inicial. Quando tudo parecia favorável ao time do bairro Luxemburgo, Galego (20) marcou para o Industrial / Reitran, empatando o jogo, fechando o placar.

No domingo, dia 23 de dezembro:

Finalizando a primeira fase da Copa Eldorado Boa Viagem Pneus Continental, o Campo do Bangu e o Campo do Curitiba foram os palcos dos jogos finais desta fase, na manhã do domingo (23).

No Bangu, em um jogo movimento, o Unilab/R2/Carioca Lanches enfrentou o União Progresso, que chegou com tudo para buscar vitória. Logo aos 08 minutos do primeiro tempo, Gui Matozinhos (07) balançou as redes pela primeira vez. Aos 16 minutos, em uma cobrança de pênalti, Cará (09) marcou o segundo gol do União Progresso. Ainda no primeiro tempo, aos 32 minutos, o camisa 10, Fábio, diminuiu para o Unilab/R2/Carioca Lanches. O empate veio aos 30 minutos do segundo tempo, com gol de Juninho Cachorro (17).

Na outra partida, a disputa entre CAP e Unidos do Brejo/ASA Comunicação foi marcada pela segunda maior goleada da competição (a maior foi registrada no confronto em que o Ideal bateu a AFP por 8 x 0, na segunda rodada). Márcio Heleno (10), abriu o placar para o Cap aos 24 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, João Bruno (03), marcou o segundo. Aos 28 minutos, o CAP fez o terceiro com Paulo Vitor (26). Aos 41 minutos, Paulo Vitor (26) apareceu novamente e marcou o quarto. Já nos minutos finais, Matheus (16) marcou o quinto gol do CAP, em seguida, aos 48 minutos o camisa 16 fez valer sua entrada no jogo e garantiu a goleada do CAP e sua classificação para as oitavas de finais, marcando o sexto gol da partida.

No Campo do Curitiba, as redes não balançaram na etapa inicial do primeiro jogo. Mas, aos 14 minutos do segundo tempo, Bigorna (25), marcou o único gol da partida a favor da AFP/Cooperlíder. O resultado não afetou a classificação do Bela Vista, já garantido para as oitavas de final em função de duas vitórias conquistadas nas rodadas anteriores.

No jogo de fundo, muita movimentação entre Ideal e Independente de Prudente de Morais. Aos 18 minutos do primeiro tempo, Arthur (08), marcou o primeiro gol a favor do Independente de Prudente de Morais. Ainda no primeiro tempo, Paulinho Guará (10) deixou tudo igual, aos 26 minutos. Aos 38 minutos, o Ideal virou com um gol de pênalti marcado pelo camisa 10 Roninho. Aos 43 minutos do segundo tempo, Da Roça ratificou sua fama de artilheiro e marcou o gol da vitória do Ideal, fechando o placar de 3×1.

Com os resultados destes jogos, estão classificadas para as oitavas de final as seguintes equipes:

  • Chave A:

Ideal Sport Club
Bela Vista
AFP/Cooperlíder

  • Chave B:

CAP
Corinthians/União Alvorada
União do Morro/Santa Cruz

  • Chave C:

Sete de Setembro /Rádio POP FM
NF Amigos /River
Unilab/R2/Carioca Lanches

  • Chave D:

Santa Helena/Point das Fábricas
São Sebastião de Pindaíbas
Montreal/Ciclo Peças

  • Chave E:

Industrial/Reitran
Feriado F.C.
Turma do Pagode
Expresso Progresso*

* O Expresso Progresso se classificou para as oitavas de final devido ao regulamento da 27ª Copa Eldorado Boa Viagem Pneus Continental, que apontava como 16° time classificado, aquele que terminasse a primeira fase como o quarto melhor colocado entre as cinco chaves existentes.

CONFRONTOS OITAVAS

Por Álvaro Vilaça

Giovani Cruz

Giovani Cruz

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

março 2019
D S T Q Q S S
« fev    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Giovani Cruz

Giovani Cruz

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.