Destaques Saúde

Comissão de Saúde da Câmara se empenha por atendimento hematológico no HNSG

372-foto

A comissão permanente de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social da Câmara se reuniu, nesta terça-feira (04), com membros da direção do Hospital Nossa Senhora das Graças na busca de estratégicas para manterem em operação o atendimento no setor de hematologia que está ameaçado diante da grave crise que atravessa várias entidades. Representantes de conselhos e pacientes também participaram do encontro que aconteceu no Plenarinho da nova Câmara Municipal.

O presidente da Comissão de saúde, vereador Gilson Liboreiro (PHS), foi quem dirigiu os trabalhos e numerou três propostas de trabalho ao fim do encontro. Os membros Milton Martins (PSC), Ismael Soares (PP) e o vereador Marcelo Cooperseltta (MDB) também participaram e contribuíram na articulação entre poder público e a gestão da Irmandade.

Um consenso entre todos os participantes é que os mais de 60 municípios que trazem pacientes para serem atendidos em Sete Lagoas possam contribuir com os custos. “Queremos que essas cidades paguem pelo serviço”, enfatizou Gillson ao propor a medida.

Outra proposta apontada é que seja convocada uma reunião entre os prefeitos da região para que uma nova pactuação seja desenhada. O prefeito de Prudente de Morais, José Roberto Filho, participou do encontro e se disponibilizou a arrebanhar colegas, além de contribuir com as tratativas já que pacientes da cidade são acolhidos em Sete Lagoas. “Não é possível que com essa demanda crescente os municípios não ajudem a cidade”, endossou o presidente da sessão.

Marcelo Cooperseltta condenou o governo do Estado pelo atraso nos repasses obrigatórios. “Só com a saúde são R$ 60 milhões. Não tem o que falar. É lamentável”. Para Milton Martins, o movimento precisa acontecer de baixo para cima. “A gente precisa começar a dar o exemplo e cortar de nós mesmos. É preciso desinchar a máquina”, defendeu mais uma vez. E Ismael Soares corroborou com uma participação maior dos municípios do entorno.

Outro encaminhamento proposto é que o secretário municipal de Saúde, Magnus Silva, dentro de uma semana, apresente um parecer de uma nova contratualização com o Nossa Senhora das Graças em relação a oncologia. “É fundamental que nesse momento estejamos mobilizados para que os pacientes não precisem se deslocar para outras cidades”, concluiu Liboreiro.

A reunião acabou com um saldo positivo, mas para o presidente do conselho de Administração da Irmandade Nossa Senhora das Graças, Heber Moreira, “é preciso que cada um de nós saia daqui hoje, no seu íntimo, com o pensamento em o que pode contribuir”. O gestor prega e busca mais eficiência e resultados concretos. Um novo encontro ficou marcado para daqui a 15 dias onde em nova rodada de conversas os envolvidos vão avaliar os resultados da mobilização.

Ascom/Câmara Municipal

Eldorado1300

AGENDA

outubro 2019
D S T Q Q S S
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Linda Martins

Linda Martins

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.