Esporte

América bate o Santos no Horto e segue vivo na luta pela permanência na Série A

Foto: Web
Foto: Web

Coelho foi melhor que o Peixe e venceu primeiro jogo sob o comando de Givanildo

América segue vivo na luta pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. O Coelho voltou a vencer após 11 partidas ao bater o Santos por 2 a 1, neste domingo, no Independência, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada. A equipe comandada por Givanildo Oliveira mudou sua postura, foi agressiva e premiada pela boa atuação com gols de Rafael Moura e Matheusinho. Gabriel descontou para o Peixe.

O triunfo levou o Alviverde aos 37 pontos, subindo duas posições na tabela. O América é o 17º colocado, com um ponto a menos que Sport (15º), derrotado por 1 a 0 pelo Flamengo na rodada, e Ceará (16º), que visita o Fluminense nesta segunda-feira. O Vasco (14º) foi batido pelo Corinthians e também corre sérios riscos.

Na próxima rodada, o América visita o Palmeiras. O duelo, às 21h45 de quarta-feira, no Allianz Parque, pode definir o título da equipe paulista no Brasileiro. Por outro lado, o Coelho dará um grande passo para seguir na elite nacional se conseguir vencer em São Paulo. Já o Santos recebe o Botafogo, às 21h do mesmo dia, na Vila Belmiro.

O jogo

A necessidade de vitórias para escapar do rebaixamento parece, finalmente, ter sido entendida no América. Diferentemente das últimas atuações, a equipe mineira entrou em campo com postura agressiva, pressionando o Santos desde a saída de bola. Na primeira etapa, não fosse um erro da arbitragem, o time alviverde poderia sair com a vitória parcial e até ter ampliado a vantagem.

Logo aos sete minutos, Carlinhos Cruzou e Ademir, voluntarioso, ganhou do zagueiro e bateu o travessão. Aos nove, Cuca foi obrigado a fazer a primeira mudança na equipe. Guilherme Nunes saiu contundido e entrou Renato. Matheusinho dava ótima dinâmica à criação de jogadas, e o América encontrava espaços na intermediária.

Aos 30′, a linha de passe americana funcionou perfeitamente. A bola passou de Juninho para Luan, caiu com Matheusinho, que tocou para Ademir ajeitar para Rafael Moura. O centroavante balançou na frente da marcação de Diego Pituca e tocou com categoria no canto de Vanderlei. 1 a 0.

Melhor na partida, o Coelho foi castigado aos 45′ da primeira etapa com um equívoco da arbitragem. Juninho errou ao tentar jogada individual na ponta direita e perdeu a bola. Copete recebeu e puxou contra-ataque. Ademir chegou na marcação e o santista, com o braço, derrubou o atacante americano. O árbitro Dewson Freitas da Silva não acatou análise do auxiliar, que sugeriu falta, e mandou seguir. Na sequência, Gabriel completou cruzamento de Bruno Henrique e empatou. 1 a 1.

O América voltou para a segunda etapa tentando manter a posse e o domínio das ações no confronto. O Santos esperava encaixar o contragolpe para virar o placar, mas o Coelho contou com a sorte para voltar à frente no marcador. Aos 20′, Matheusinho recebeu fora da área e arriscou. A bola desviou em Gustavo Henrique e enganou Vanderlei.

2 a 1.

Segura na defesa, a equipe comandada por Givanildo Oliveira por pouco não ampliou e definiu a vitória sem sofrimento. Aos 33′, Zé Ricardo bateu falta na trave. Aylon não aproveitou a sobra ao errar cabeçada. Nos últimos minutos, o América teve boas oportunidades para matar o duelo em alguns contra-ataques, mas errou e correu risco de sofrer o empate. Por fim, teve sua atuação recompensada com a vitória.

AMÉRICA 2 x 1 SANTOS

América
João Ricardo; Norberto, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos (Giovanni); Zé Ricardo e Juninho; Ademir (Aylon), Matheusinho (Christian) e Luan; Rafael Moura
Técnico: Givanildo Oliveira

Santos
Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Alison e Dodô; Guilherme Nunes (Renato), Diego Pituca e Rodrygo; Copete (Eduardo Sasha), Bruno Henrique (Arthur Gomes) e Gabriel
Técnico: Cuca

Gols: Rafael Moura, aos 30′ do 1ºT, e Matheusinho, aos 20′ do 1ºT (América); Gabriel, aos 45′ do 1ºT (Santos)
Cartões amarelos: Norberto, Zé Ricardo, Rafael Moura, Juninho e Christian (América); Bruno Henrique (Santos)

Público: 4.652
Renda: R$ 31.955,00

Motivo: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Independência, em Belo horizonte (MG)
Data e hora: domingo, 18 de novembro, às 17h

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa/PA)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) e Heronildo Freitas da Silva (PA)

Da redação:superesportes

Eldorado1300

AGENDA

setembro 2019
D S T Q Q S S
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Thiago Maia

Thiago Maia

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.