Pense antes de falar…

0
327
Reprodução

Chegaram ao segundo turno das eleições para Governador em Minas Gerais, Zema e Anastasia. Um fato que surpreendeu alguns analistas nas pesquisas acreditando em Anastasia e Pimentel.
Durante a campanha e debates, ouvimos fatos & boatos que circularam de boca em boca, quando na maioria das vezes as acusações predominavam mais que as propostas dos candidatos. Certamente os boatos ou fake news prejudicaram bastante nesse pleito em todo o país.
Atente para história abaixo:
Meia noite em ponto. Mais uma jornada na construção do Templo termina. Cansado por mais um dia, Mestre Hiram recostou-se sob o frescor para o tão merecido descanso. Eis que, subindo em sua direção, aproxima-se seu aluno que diz: Mestre vou lhe contar o que disseram do Mestre construtor…
Mestre Hiram com sua sabedoria responde ao aluno: Calma, antes de me contares algo que possa ter relevância, já fizeste passar a informação pelas “três peneiras da sabedoria?
Peneiras da sabedoria? Não me foram apresentadas, respondeu o aluno.
O Mestre Hiram disse então, só não te ensinei, porque não era chegado o momento.
Porém, escuta-me com atenção: Tudo quanto te disserem de outrem, passe antes pelas peneiras da sabedoria. Na primeira, que é a da Verdade, eu te pergunto: Tens certeza de que o que te contaram é realmente a verdade?
Meio sem jeito o aluno respondeu: Bom, não tenho certeza realmente, só que me contaram.
Mestre Hiram continua: Então, se não tens certeza, a informação vazou pelos furos da primeira peneira e repousa na segunda, que é a peneira da Bondade.
E eu te pergunto: É alguma coisa que gostarias que dissessem a ti?
De maneira alguma Mestre Hiram. Claro que não. Respondeu o aluno.
Então a tua história acaba de passar pelos furos da segunda peneira e caiu nas cruzetas da terceira e última. E te faço a derradeira pergunta: Achas mesmo necessário passar adiante essa estória sobre teu irmão e companheiro?
Realmente Mestre Hiram, pensando com a luz da razão, não há necessidade.
Então ela acaba de vazar os furos da terceira peneira, perdendo-se na imensa terra. Não sobrou nada para contar.
Entendi poderoso Mestre. Doravante, somente boas palavras terão caminho em minha boca.
És agora um Mestre completo, disse-lhe o Mestre Hiram. Volta a teu povo e constrói teus Templos, pois terminaste teu aprendizado.
Moral da história: Antes de repassar o que te contaram de alguém, certifique-se antes se valerá à pena divulgar sem ter conhecimentos dos fatos.
Pense antes de falar!

Consultar
Até a semana que vem se Deus quiser, e Ele há de querer.

Por Arnaldo Martins

Cebolinha

Deixe uma resposta