Destaques Saúde

Serviço de prevenção ao vírus HIV não chega às regiões carentes de Minas

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

A Profilaxia Pré Exposição (PREP) começou a ser disponibilizada em alguns locais no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano. Por meio do remédio, que deve ser tomado continuamente e sob acompanhamento, o caminho para instalação do HIV é bloqueado no corpo. Assim, quem toma o comprimido antes de uma relação minimiza os riscos de pegar o vírus. O tema encerra, neste sábado, a série especial sobre o combate a doenças sexualmente transmissíveis

Gerdson Magno Barbosa, infectologista do Hospital Eduardo de Menezes em Belo Horizonte, um dos que têm a PREP, explica que o medicamento demora sete dias para proteger o homem e 21 dias no caso de mulher. “É uma medicação geralmente muito bem tolerada”, diz o médico.

Em todo o País, apenas 65 locais fazem a PREP. Em Minas, somente em BH, Juiz de Fora, Passos e Uberlândia. Mayara Marques, coordenadora estadual de infecções sexualmente transmissíveis explica que a logística de distribuição e o serviço foram pensados conforme a demanda e índices de  Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Mas ela diz que o governo está ciente de que é preciso expandir a PREP.

Até agora menos de trezentas pessoas estão fazendo a PREP em Minas. Apesar da área de cobertura ainda estar bastante restrita, o Estado afirma que estão sobrando remédios.

Adir Martinuzzo é psicólogo e coordena uma equipe de voluntários que leva informações sobre a PREP e outras formas de prevenção de doenças do sexo a grupos vulneráveis. Para ele, a baixa procura deve mudar com o tempo e chegar às chamadas populações chave que também terão acesso à saúde como um todo.

O coordenador de treinamento da Associação Brasileira Interdiciplinar de AIDS, Salvador Correa, atribui esse cenário de pouca demanda à chegada recente da profilaxia no País. Para Correa, o serviço é um avanço, mas é preciso aprimorá-lo em conjunto com o restante da assistência à saúde.

Júlio Moreira é voluntário na pesquisa da PREP no Brasil desde 2009. Quase uma década depois, ele se diz satisfeito com os resultados e espera que o programa avance mais.

Eldorado1300

AGENDA

maio 2019
D S T Q Q S S
« abr    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Linda Martins

Linda Martins

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.