Destaques

Corpo de Bombeiros age rápido e controla vazamento de Cloro Gás na ETA

O Corpo de Bombeiros agiu rápido controlando o vazsamento de gazes tóxicos na ETA (Estação de Tratamento de Água) - Foto 5ª Cia. Corpo de Bombeiros Militar em Sete Lagoas

Os militares da 5ª Companhia Independente em Sete Lagoas foram acionados na manhã desta sexta-feira (20), para atendimento de uma ocorrência envolvendo vazamento de cloro gás numa Estação de Tratamento e Água (ETA), próximo a cidade de Funilândia/MG.

Segundo informações iniciais, o vazamento foi informado por uma equipe de manutenção da ETA, que durante inspeção em um dos cilindros, observou o aumento considerável da pressão que culminou no rompimento de uma válvula de segurança em um dos cilindros, que possui cerca de 900kg.

O local foi evacuado e isolado imediatamente após o ocorrido, inicialmente não há vítimas no local. Além dos bombeiros militares de Sete Lagoas, deslocaram para o local uma equipe especializada do Corpo de Bombeiros, o Pelotão de Operações Químicas Biológicas Radiológicas e Nucleares (PQBRN), que pertence ao Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD) com sede na capital e uma equipe do Núcleo de Emergências Ambientais (NEA).

Como medidas de segurança foram adotadas a evacuação do local, isolamento da área (observando o comportamento do vento), além da remoção do cilindro pela equipe especializada do Corpo de Bombeiros, o vazamento, no entanto, ainda não foi possível conter.

O cloro gás é considerado tóxico e corrosivo, dependendo da quantidade e tempo de exposição, pode ser fatal caso seja inalado ou absorvido através da pele. Na ETA ele é utilizado no processo de tratamento/purificação da água.

O Corpo de Bombeiros recomenda que ao se deparar com ocorrências ou acidentes envolvendo produtos perigosos, mantenha-se a distância com vento pelas costas, acione o Corpo de Bombeiros através do 193 e/ou demais autoridades competentes, não tente identificar o produto se não for possível fazê-lo a distância e nunca se aproxime do local para ajudar outras pessoas, pois você poderá se tornar outra vítima.

COMUNICADO dO SAAEO Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa que a ocorrência registrada no início da tarde desta sexta-feira, 20 julho, na Estação Tratamento de Água (ETA) está controlada. O vazamento de gás cloro em uma válvula foi imediatamente identificado pelo sistema de segurança evitando qualquer contado dos servidores com o produto.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e uma área do entorno da ETA foi isolada para garantir a segurança de todos. O trabalho de contenção foi concluído e o registro foi retirado para a devida perícia técnica.

O SAAE reafirma que foram tomadas todas providências cabíveis com sua equipe de segurança do trabalho. A autarquia ainda destaca a atuação eficiente dos militares do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a assessoria de comunicação do SAAE, as regiões abastecidas pela ETA (Estação de Tratamento de Água) terão distribuição normalizada neste sábado (21).

Da Redação com Corpo de Bombeiros e Ascom SAAE

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

junho 2021
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado