Destaques Saúde

Vereadores mantêm veto a projeto que trata da doação de medicamentos

277-foto

Resultado da votação não proíbe funcionamento ou doação de medicamentos por farmácias solidárias.Por dez votos a seis a Câmara Municipal, na Reunião Ordinária dessa terça-feira (19), manteve o veto parcial (VEP) do Executivo ao Projeto de Lei 150/2018 que “dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos no município de Sete Lagoas pelas entidades assistenciais sem fins lucrativos e dá outras providências”. A votação encerra a tramitação do texto no Legislativo.

Com a manutenção do veto e sanção da lei 8791/2018 que trata do tema, os vereadores e o Executivo não proibiram a doação de medicamentos ou o funcionamento das farmácias solidárias. Pelo contrário, o texto aprovado autoriza que as instituições sem fins lucrativos tenham segurança e amparo dos poderes municipais para doação de medicamentos comerciais.

A Câmara Municipal, com a votação, obedece a uma ordem de hierarquia prevista na Constituição Federal. Acima do município existe o estado e a federação. O órgão superior que regula a legislação sobre os medicamentos no Brasil é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da esfera federal.

A agência determina, através da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 60/2009, que a “distribuição de amostras grátis de medicamentos somente pode ser feita pelas empresas aos profissionais prescritores” e não ao consumidor final. Ou seja, somente médicos poderão distribuir esses tipos de medicamentos em “ambulatórios, hospitais, consultórios médicos e odontológicos”.

Por se tratar de questão de competência para disciplinar acerca do tema, qualquer proposta elaborada pela Câmara que contrarie ou tenha a intenção de anular a RDC 60/2009 não possuirá validade legal, sendo considerada inconstitucional. Isso porque a Anvisa, órgão regulador, é quem possui competência para normatizar sobre a distribuição de amostras grátis.

Desde o início do processo os vereadores de Sete Lagoas demonstraram interesse em buscar junto aos órgãos da esfera federal uma saída para esse impasse. Assim sendo, espera-se que a situação possa ser resolvida em seu devido meio legal e área competente.

Ascom/ Câmara  Municipal

Eldorado1300

AGENDA

setembro 2019
D S T Q Q S S
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Linda Martins

Linda Martins

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.