Destaques Saúde

Hospital Júlia Kubitschek, em BH, pode parar atendimento por falta de materiais

Outros comunicados já haviam sido encaminhados antes ao Conselho Regional de Medicina
Outros comunicados já haviam sido encaminhados antes ao Conselho Regional de Medicina
Desde o começo de maio de 2018 o hospital vem convivendo com a falta de materiais médico-hospitalares e medicamentos, diz documento

O Hospital Júlia Kubitschek, localizado no bairro Araguaia, em Belo Horizonte, ameaça fechar o atendimento de urgência e emergência e também a maternidade, assim como também suspender as cirurgias eletivas e restringir os leitos de internação por falta de materiais.

A direção da unidade deu um prazo de 72 horas, contados a partir das 13h47 de terça-feira (13), quando o comunicado foi protocolado, para que a presidência da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) resolva o problema do desabastecimento.

Segundo o documento, desde o início de maio de 2018 o hospital vem convivendo com a falta de materiais médico-hospitalares e medicamentos.

“Tentamos empréstimos dentro e fora da Rede Fhemig, mas, não há como manter o hospital funcionando sem os insumos essenciais”, diz o documento assinado pela diretora-técnica do hospital, Inessa Beraldo de Andrade Bonomi.

“Chegamos ao nosso limite ético com a falta completa de luvas de procedimento, fitas de esterilização e inúmeros outros, num total de mais de 200 itens. Estamos utilizando luvas estéreis como contingência”, completa o ofício.

Ainda de acordo com Inessa Bonomi, o problema foi encaminhado à presidência da Fhemig, dando o prazo de 72 horas, a partir de terça-feira, para uma resposta definitiva.

Nesse documento, que a reportagem do Super Notícia também teve acesso, a presidente da Fhemig, Vânia Cunha, é alertada que fornecedores e as empresas prestadoras de serviço estão se recusando a fazer entregas de insumos e executarem serviços.

“Não estamos mais obtendo êxito nos empréstimos e trocas, o que tem trazido grandes riscos de desassistência aos usuários”, diz o documento. “Neste momento estamos com estoque zerado de luvas de procedimento, discos para antibiograma, fitas para controle de esterilização, itens vitais para o funcionamento dessa unidade de saúde”, completa.

“As últimas notas liquidadas dessas empresas foram em dezembro, porém com bloqueio de pagamento e temos quase 200 itens em falta, itens também críticos e indispensáveis à assistência”, reforça o documento.

Outros comunicados já haviam sido encaminhados antes ao Conselho Regional de Medicina (CRM-MG) e ao Sindicato dos Médicos, além da própria Fhemig, segundo o hospital.

RESPOSTA

A Fhemig informou que desde ontem (terça-feira) foi necessário restringir o atendimento no Hospital Julia Kubitschek devido à falta de alguns insumos vitais para garantir a assistência segura tanto para o usuário quanto para o servidor.

“Nesta quarta-feira, com o remanejamento de alguns materiais entre as unidades da Rede e a entrega de outros por fornecedores, foi possível retomar a maioria dos serviços, exceto cirurgias eletivas, uma vez que estamos aguardando a entrega de alguns itens específicos de bloco cirúrgico”, informou a Fhemig.

Da redação, com O Tempo

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

novembro 2019
D S T Q Q S S
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.