Saúde Super Destaques

Campanha de vacinação contra gripe começou nesta segunda-feira

Foto: ASCOM Saúde
Foto: ASCOM Saúde

A partir desta segunda-feira (23), os sete-lagoanos que fazem parte do público alvo da Campanha de Vacinação contra a Gripe já podem receber a vacina contra a doença. A Prefeitura de Sete Lagoas, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, já está preparando toda a logística para imunizar crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; indivíduos com 60 anos ou mais de idade e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, mediante prescrição médica.

Em Sete Lagoas, a vacina estará disponível para esse público nas 18 unidades de saúde que possuem sala de vacinação (veja lista no fim da matéria) das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, até o dia 1º de junho, quando termina a Campanha.

De acordo com a superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Sueli Lacerda, a campanha também será levada à população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

VACINAÇÃO DE PROFESSORES

Professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas também fazem parte do público alvo da Campanha. “Para haver um controle e maior organização sobre a vacinação de professores, serão montados postos exclusivos para esse público. A data e o local da vacinação serão divulgados posteriormente”, detalha a superintendente, que avisa ainda sobre a necessidade de se comprovar a profissão para receber a dose. “O Ministério da Saúde é claro quando diz que apenas professores na ativa fazem parte do público alvo da campanha. Desta forma, para receber a vacina, será necessário apresentar contracheque ou declaração expedida pela diretora da instituição onde leciona”, afirma.

O Influenza é um vírus de circulação sazonal e, em 2018, a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra 3 tipos de Influenza, sendo eles o H3N2, o H1N1 e o B.

Sueli Lacerda chama a atenção para a necessidade das pessoas que fazem parte do público alvo da Campanha se vacinarem, mesmo já tendo recebendo a dose em anos anteriores. “A vacina contra a gripe não é capaz de proteger o indivíduo por toda a vida, como a da Febre Amarela por exemplo. Além disso, de um ano para outro, os vírus circulantes podem mudar, então é de extrema importância que esse público seja revacinado anualmente”, destaca.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em 2018 é de vacinar 90% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. “Fazemos um chamado especial às gestantes, para que compareçam aos postos e tomem a vacina. Ela não oferece perigo nem para a mãe, nem para o bebê, e nos últimos anos temos encontrado uma resistência muito grande desse público, em especial”, admite Sueli.

Ascom Secretaria de Saúde de Sete Lagoas

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e asinsa o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

junho 2019
D S T Q Q S S
« maio    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e asinsa o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.