Esporte

Atlético leva sustos, mas transforma domínio em gol e avança no Campeonato Mineiro

Foto: Web
Foto: Web

Equipe eliminou a URT e enfrentará o América nas semifinais do Estadual

O Atlético criou oportunidades, trocou passes e dominou a URT na maior parte do tempo da partida deste domingo, no Independência. A vitória por 1 a 0, entretanto, teve doses de preocupação. O time de Patos de Minas levou perigo a Victor, que teve boa atuação e contou até com a trave para evitar o empate. No fim, o gol solitário de Fábio Santos garantiu a classificação alvinegra para as semifinais do Campeonato Mineiro. O rival será o América.

No primeiro tempo, o Atlético teve amplo domínio da posse de bola e criou oportunidades em sequência – especialmente pelo alto. A URT, por sua vez, apostava nos contra-ataques e conseguia ameaçar o gol alvinegro. No finalzinho da etapa inicial, Fábio Santos aproveitou rebote, finalizou cruzado e contou com desvio para marcar.
Os donos da casa também tiveram mais a bola no segundo tempo. Ricardo Oliveira, de letra, quase ampliou. As melhores chances, entretanto, foram da URT. Eduardo Ramos, entretanto, desperdiçou duas oportunidades claras.
Os dois jogos contra o América – que serão disputados nesta quinta-feira e neste domingo – serão no Independência. Por ter tido campanha inferior que a do rival na primeira fase, o time alvinegro fará a partida de ida como mandante.
A URT, por sua vez, aguarda o início da Série D do Campeonato Brasileiro. No final de semana do dia 22 de abril, o time de Patos de Minas estreia na competição contra o Espírito Santo, fora de casa. Itumbiara-GO e Macaé completam o grupo A12.
O outro confronto da semifinal do Campeonato Mineiro coloca frente a frente Cruzeiro e Tupi. As partidas da decisão, por sua vez, serão disputadas em dois domingos: dias 1º e 8 de abril. No final de semana seguinte, inicia-se a Série A.
Propostas distintas
O técnico Thiago Larghi promoveu mudanças no setor ofensivo do Atlético. Por opção técnica, Luan ganhou a vaga de Róger Guedes na direita. Do outro lado, Erik substituiu Otero. Sem o aval do departamento médico, o venezuelano passou por um procedimento estético no nariz, não treinou e foi sacado da equipe.
A partida começou bastante movimentada. O Atlético, naturalmente, tinha as rédeas do jogo. A equipe da casa trocava passes – ao final do primeiro tempo foram 303 certos e 20 errados – para tentar achar espaços na defesa da URT. E conseguia. Seja pelo alto, seja por baixo, o time alvinegro levou perigo ao gol defendido por Marcão.
Logo aos 9’, Fábio Santos cruzou para Gabriel. O zagueiro escorou para Luan, que, de cabeça, exigiu grande intervenção do goleiro da URT. Ricardo Oliveira, duas vezes, e Patric também finalizaram, mas não conseguiram abrir o placar.
Apesar de ter o domínio da bola na maior parte do tempo, o Atlético também foi ameaçado pelos visitantes. A URT chegou com Dão e Felipe Alves, mas as conclusões foram para fora.
O time de Patos de Minas apostava nas saídas rápidas nos contra-ataques e tentava bolas em profundidade, especialmente pelo posicionamento avançado das linhas alvinegras. O goleiro Victor precisou sair da área seguidas vezes para afastar o perigo originado de lançamentos rivais.
Mas o domínio era mesmo do Atlético. A ‘blitz’ alvinegra se intensificou no final do primeiro tempo, especialmente nas bolas aéreas. Aos 37’, Ricardo Oliveira, de frente para o gol, concluiu uma cobrança de escanteio de Cazares. O camisa 9 completou de ombro, no chão, mas parou no pé salvador de Marcão.
Depois disso, o empate sem gols não durou muito tempo. Após nova cobrança de escanteio, a bola ficou à mercê de Fábio Santos na ponta esquerda da área. O lateral finalizou forte e contou com o desvio em Dão para marcar: 1 a 0.
A depender da decisão do árbitro Jerferson Antônio da Costa sobre o gol ter sido contra ou não, este foi o primeiro dele pelo Atlético com a bola rolando. Os outro cinco se originaram de cobranças de pênalti.
Sustos na segunda etapa
O ritmo da primeira metade do jogo se manteve no início do segundo tempo. A URT levou perigo logo aos 3’. Eduardo Ramos fez lançamento para Macena. O atacante recebeu com liberdade, de frente para Victor. O goleiro alvinegro se posicionou bem e evitou o gol de empate.
Ao contrário do que ocorreu na partida contra o Figueirense, na última quarta-feira, o Atlético criava oportunidades em sequência. Ricardo Oliveira completou, de letra, um cruzamento de Patric. Marcão foi muito bem e evitou o golaço.
O cenário da partida continuou o mesmo: com mais posse de bola, o Atlético buscava o gol. Do outro lado, a URT apostava nos contra-ataques. Aos 25’, Eduardo Ramos, já dentro da área, chutou no travessão. Alívio para a torcida alvinegra.
A partir daí, o Atlético conseguiu controlar a partida sem grandes sustos. Thiago Larghi rodou o time e colocou em campo Gustavo Blanco, Otero e Tomás Andrade. O ‘sangue novo’ fez com que os donos da casa voltassem a dominar a URT. No final das contas, 1 a 0 mantido e classificação garantida.
ATLÉTICO 1 X 0 URT
Atlético
Victor; Patric, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Elias (Gustavo Blanco, aos 42′ do 2ºT); Luan (Tomás Andrade, aos 29’ do 2ºT), Cazares e Erik (Otero, aos 29’ do 2ºT); Ricardo Oliveira
Técnico: Thiago Larghi
URT
Marcão; Carlinhos, Dão, Victor Salinas (Ewerton Maradona, aos 37′ do 2ºT) e Douglas Maia; Diogo Orlando e Jô; Bruninho (Jean Carioca, aos 13’ do 2ºT), Eduardo Ramos e Felipe Alves (Wellington, aos 26’ do 2ºT); Macena
Técnico: Rodrigo Santana
Gol: Fábio Santos, aos 41’ do 1º tempo (ATL)
Cartões amarelos: Leonardo Silva, aos 47’ do 1ºT (ATL). Bruninho, aos 25’, e Felipe Alves, aos 26’ do 2ºT; Macena, aos 16’, Marcão, aos 34’, Carlinhos, aos 35’, e Douglas Maia, aos 46′ do 2ºT (URT)
Público: 11.741 torcedores
Renda: R$ 125.145,00
Motivo: quartas de final do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: 17 de março de 2018 (domingo), às 16h
Árbitro: Jerferson Antônio da Costa (CBF)
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes (CBF) e Ricardo Júnio de Souza (CBF)
Da redação: superesportes

Eldorado1300

AGENDA

outubro 2019
D S T Q Q S S
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Thiago Maia

Thiago Maia

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.