Destaques Saúde Super Destaques

Prefeitura de Sete Lagoas intensifica vacinação contra Febre Amarela

Foto: Web
Foto: Web

O Estado de Minas Gerais está em alerta e solicita empenho de todos no combate à Febre Amarela. No período de 01 de julho de 2017 até o dia 15 de fevereiro de 2018 foram confirmados 183 casos da doença em Minas Gerais. Destes, 76 evoluíram para óbito dos pacientes.

Foto: Web
Foto: Web

Entre os casos confirmados de Febre Amarela silvestre, 22 ocorreram em Mariana, onde foram registrados seis óbitos e até então é o município que apresentou o maior número de casos no período de monitoramento 2017/2018.

Do total, foram registrados 167 casos em pessoas do sexo masculino e 16 do sexo feminino. Dentre os óbitos, três foram do sexo feminino. Todos os casos foram confirmados laboratorialmente, e a média de idade entre as pessoas que contraíram a doença é de 48 anos. Até o momento, não há relato de vacinação para a febre amarela entre os casos confirmados.

A Secretaria de Estado de Saúde alerta que moradores, trabalhadores e visitantes de áreas rurais são considerados grupos de risco para a doença, pois é na área rural que o vírus costuma circular com mais frequência. Isso, no entanto, não exclui o risco de contaminação da população urbana, já que, nas cidades, a doença pode ser transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Além de manter os ambientes livres de água parada, que podem se transformar em criadouros para o mosquito, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação de toda a população contra a Febre Amarela.

Tanto a Organização Mundial da Saúde quanto o Ministério da Saúde orientam que apenas uma dose, em toda a vida, é suficiente para proteger o indivíduo da contaminação, independente de quando ela foi tomada. Desta forma, se você ainda não recebeu a vacina, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para atualizar o cartão de vacinação.
Vale lembrar, no entanto, que a vacina contra a Febre Amarela é contraindicada para bebês menores de nove meses, gestantes, mulheres em amamentação até a criança completar seis meses de idade e para pessoas portadoras de doenças que comprometem o sistema imunológico. Pessoas a partir de 60 anos de idade, indivíduos que nunca se vacinaram devem apresentar um relatório médico autorizando a vacinação.

Em Sete Lagoas não foram registrados casos de Febre Amarela. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando a vacinação.

Nas últimas semanas, foram montados postos de volantes nas áreas rurais da cidade e mais de 300 pessoas, que ainda não haviam sido imunizadas, receberam a vacina, considerada fundamental para evitar que o vírus passe a circular na cidade, onde a cobertura vacinal ainda está abaixo do índice recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacinação, com o horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Veja abaixo onde se vacinar:

Centro de Saúde Santa Luzia
Centro de Saúde Orozimbo Macedo
Centro de Saúde Manoa
Centro de Saúde Santo Antônio
Centro de Saúde Várzea
Centro de Saúde São João
Centro de Saúde Montreal
Centro de Saúde Progresso
ESF Esperança
ESF Alvorada
ESF CDI
ESF Eldorado
ESF Barreiro
ESF Fazenda Velha
ESF Catarina
UBS Luxemburgo
UBS Cidade de Deus
UBS Belo Vale

Da redação com Ascom Secretaria Municipal de Saúde 

Eldorado1300

AGENDA

novembro 2019
D S T Q Q S S
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Thiago Maia

Thiago Maia

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.