Destaques Saúde

Levantamento coloca Matozinhos em alto risco de infestação por Aedes Aegypti

febre

A cidade de Matozinhos está co risco eminente de infestação por Aedes Aegypti LIRAa, que transmite a Dengue, Zica e Chikungunya. O alerta foi divulgado nesta terça-feira (16), pela Prefeitura de Matozinhos, através do setor de Zoonoses.

O levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti, foi realizado no mês de Janeiro e deu um resultado de 9,8%, ou seja, risco de surto. Para se ter uma ideia, o resultado satisfatório está abaixo de 1%.

“Significa que estamos com alto risco de epidemia de dengue, zica ou chikungunya. Identificamos depósitos de nível do solo, como tambores, que nessa época são usados para armazenamento de água. Que façam isso de maneira consciente. É importante que a população tenha cuidados básicos”, disse Fabiane Pickebrenner, Coordenadora de Zoonoses do Município.

Os bairros onde foram encontrados muito foco são: São Miguel, Vista Alegre, Bom Jesus e Mocambeiro. Os agentes tem orientado a população para manter os quintais limpos e, assim, evitar a proliferação do mosquito.

Sem fumacê: A Coordenadora de Zoonoses explicou que, apesar do alto índice em Matozinhos, a cidade ainda não está em epidemia. “Por isso foi feita a solicitação do fumacê. Existe um critério. Esse procedimento só é requisitado quando já está em epidemia. É o último passo, mas é o estado que disponibiliza”, concluiu Fabiane.

Situação parecida: Matozinhos esteve com o mesmo problema (alto risco de epidemia) no mês de janeiro de 2013. Na ocasião, o resultado do levantamento foi ainda mais alarmante (12,3%). Vários mutirões de limpeza e combate à dengue foram realizados.

Da Redação, com Por Dentro de Tudo

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

julho 2019
D S T Q Q S S
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.