Saúde Super Destaques

Mutirão da Catarata vai beneficiar 175 pacientes em Setembro

Prefeito Leone e secretário Magnus Eduardo cumprimentam pacientes na clínica CORI.
Prefeito Leone e secretário Magnus Eduardo cumprimentam pacientes na clínica CORI.

Lançado no dia 31 de agosto, o Mutirão de Cirurgias de Catarata, parceria da Secretaria de Saúde de Sete Lagoas, representada pelo secretário Magnus Eduardo Oliveira da Silva, com o Ministério da Saúde, já disponibilizou o procedimento para 60 pacientes desde o início do mês. A expectativa é que, até o fim de setembro, 175 pessoas sejam operadas. Até Dezembro, 600 cirurgias serão realizadas no Mutirão.

As cirurgias estão acontecendo na clínica CORI, contratada pelo Município para a realização dos procedimentos. Os pacientes estão sendo notificados pela Central de Marcação sobre as datas das cirurgias. Desde que a notícia sobre o Mutirão começou a ser divulgada, muitas pessoas estão procurando a CORI para saber como conseguir a cirurgia. “É importante destacar que aqui nós não fazemos essa seleção. Os pacientes que sofrem de catarata precisam procurar as unidades de saúde de referência de seus bairros. A agenda das cirurgias vem da Central de Marcação”, explica o administrador da CORI, Alberto Rodrigues de Carvalho.

Os pacientes atendidos pelo Mutirão da Catarata estão recebendo o mesmo atendimento que pacientes de planos de saúde ou particulares. “Nós estamos fazendo a cirurgia de catarata com implante de lente dobrável, que é melhor e muito mais confortável para o paciente. A incisão é menor, não há necessidade de pontos e por isso a recuperação é muito mais rápida”, explica o administrador da CORI.

As cirurgias são feitas com anestesia local. “Só o paciente mais sensível à dor ou com a catarata mais dura faz o bloqueio. Quando ele sai daqui, quem não conhece, nem sabe qual olho foi operado”, conta Alberto, que garante que a técnica tem um risco de infecção menor e reduz também o tempo de cirurgia.

José Geraldo de Freitas foi operado no dia 8 de setembro.
José Geraldo de Freitas foi operado no dia 8 de setembro.

José Geraldo de Freitas foi operado no dia 8 de setembro. Nesta semana, voltou para a consulta de acompanhamento do pós operatório. “O atendimento aqui é nota mil. Todo mundo muito atencioso. Sem esse mutirão eu estaria perdido. Não teria condições de fazer essa cirurgia. Esperei mais de dois anos. Que Deus abençoe essa equipe”, disse, emocionado.

Morador do bairro Catarina, Ronaldo Fernandes Rocha também já foi operado. “A vista já está clareando. Eu já tinha operado o olho direito dez anos atrás e estava esperando para operar o direito. A cirurgia foi tranquila, mas o médico falou que eu já estava quase perdendo a córnea. Se não fosse o Mutirão eu corria o risco de perder a visão desse olho”, confessa o aposentado.

Ao todo serão realizadas, em Sete Lagoas, 600 cirurgias. Somente neste mês, 175 pacientes serão contemplados. O Mutirão vai zerar a demanda reprimida de cirurgias de catarata, que não eram realizadas em Sete Lagoas há dois anos.

Os pacientes que já foram cadastrados e que esperavam pela cirurgia já começaram a ser chamados. Os agendamentos estão sendo feitos via Central de Marcação.

Carolina Mendes R. Valente
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Saúde de Sete Lagoas

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e asinsa o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

maio 2019
D S T Q Q S S
« abr    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e asinsa o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.