Saúde Super Destaques

UM SORRISO PARA CARINE: CAMPANHA SOLIDÁRIA PROMOVIDA POR AMIGOS É PARA AJUDAR JOVEM COM DOENÇA GRAVE

campanha(1)

Campanha de arrecadação solidária busca auxiliar a jovem sete-lagoana em seu tratamento grave de periodontia (a não perder seus dentes)

“Tira-me o pão, se quiseres, tira-me o ar, mas não me tires o riso”. Pablo Neruda já cantava o sorriso como o bálsamo capaz de aliviar dores, como esperança da chegada e aconchego certo, sem o qual ele morreria. Longe do contexto da guerra no qual a música foi escrita, mas com o mesmo valor, o sorriso tem importância fundamental na vida do homem. Etapa de uma paquera, valor no trabalho, sinal de felicidade e alegria, o sorriso encanta.

Na vida da auxiliar docente Carine dos Santos, o valor do sorriso é ainda maior. Ela sempre teve uma falha nos dentes, o que a deixava envergonhada e com o riso restrito; mas a situação se agravou ao descobrir que possuía uma periodontia. O uso do aparelho ortodôntico parecia a solução para o problema da imperfeição nos dentes, porém ao retirá-lo – após cinco anos de uso – Carine descobriu que estava em estágio avançado de uma inflamação sistêmica na região bucal.

A doença periodontal é caracterizada por um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico, e de origem bacteriana, que afeta o tecido da gengiva e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes. Há três estágios da doença, que varia do menos ao mais grave: gengivite, periodontite e periodontite avançada. No caso de Carine, a má oclusão favorece a perda óssea, por isso é preciso que o tratamento seja realizado o quanto antes para não ser necessário o enxerto ósseo em uma área muito extensa, o que levaria a uma demanda de internação hospitalar, anestesia geral e equipe multidisciplinar para realizar o procedimento.

O diagnóstico avançado da doença representa um grave problema na vida da jovem de 31 anos. De origem humilde, Carine não possui renda suficiente para arcar com os gastos do tratamento, orçado inicialmente em R$39.600,00. A urgência do tratamento e a dificuldade em arrecadar o valor do implante motivaram Carine – incentivada por seus colegas de trabalho – a promover uma campanha de arrecadação financeira, com o objetivo de custear os gastos com o implante. A proposta é utilizar, especialmente, as redes sociais para conseguir maior alcance da campanha.

Divulgação
Divulgação

Os interessados em ajudar a Carine podem fazer doações pelo site vakinha.com.br, pelo Facebook (www.facebook.com/pg/vaquinhaparacarine) ou por meio do depósito em conta (Banco Itaú, Agencia 7349, Conta 136684, favorecido – Carine dos Santos Pereira). Aqueles que não puderem ajudar financeiramente podem contribuir com a divulgação da campanha nas mídias sociais.

http://https://www.youtube.com/watch?v=ZiP61Nm5GpI

Conheça mais sobre a doença

Dentre as causas da periodontite, estão fatores traumáticos, como o traumatismo dentoalveolar até doenças periodontais (relacionadas ao tecido de sustentação do dente), além de fatores genéticos (predisposição à doença periodontal) e, ainda, fatores de ordem sistêmica (doenças metabólicas).

Os casos mais comuns da doença acontecem nos adultos de 40 a 50 anos, quando as manifestações relacionadas à perda óssea são mais acentuadas e os tratamentos se tornam mais complexos. Porém, há ainda as formas de caráter agressivo, que ocorrem em jovens, e estão relacionadas aos fatores de predisposição à doença periodontal (periodontite agressiva) e podem levar precocemente à perda dos dentes e, consequentemente, à perda óssea progressiva.

A perda óssea interfere na socialização do indivíduo, por apresentar comprometimentos estéticos relacionados à manutenção de dentes severamente agredidos por perda óssea, levando ao posicionamento deslocado destes dentes, seguidos por uma estética gengival pobre, tornando um sorriso pouco harmonioso. Em situações mais críticas, em que já houve a falência dos dentes e as condições de reabilitação estão comprometidas, as reabilitações convencionais, por si só, passam a ser ineficientes, devido à falta de condições locais. Passam a ser ineficientes quanto à sua função e, por consequência, na estética, em que a somatória destes fatores leva à retirada desses indivíduos ao convívio social.

Fatores de risco

Alguns fatores enumerados por dentistas podem aumentar as chances de periodontite. Fique atento:

  • Gengivite
  • Predisposição genética
  • Maus hábitos de saúde bucal
  • Fumo
  • Diabetes
  • Idade avançada
  • Diminuição da imunidade, como ocorre em doenças com leucemia, HIV/AIDS e após sessões de quimioterapia, para tratamento de alguns tipos de câncer
  • Má nutrição
  • Medicamentos
  • Alterações hormonais relacionadas à gravidez ou a menopausa
  • Abuso de substâncias, como álcool e drogas
  • Problemas dentários estruturais
  • Problemas com a forma como os dentes se encaixam ao morder.

Da redação / Release Gerlice Rosa e Luis Fraga

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

novembro 2019
D S T Q Q S S
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.