Cidade Super Destaques

Vereador Caio Valace é autor de ofício que implementa Horta Social no Município

Diante do cenário econômico, político e social vivido pelo mundo durante a pandemia da Covid-19, e em Sete Lagoas não é diferente, diferentes classes sociais foram impactadas, sobretudo aquelas que já se encontravam em situação socioeconômica desfavorável. Pensando em dar mais dignidade a essas famílias e mais condições às entidades assistenciais do município, o vereador Caio Valace solicitou, por meio do Ofício Nº 22/2021, de 15 de fevereiro, a criação do Programa Horta Social – Todos Unidos Contra a Fome.

O programa consiste na parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur), produtores das hortas comunitárias do município e organizações sociais civis (OSCs). “Os agricultores, de maneira voluntária, contribuem com a doação de produtos plantados por eles nas hortas às entidades assistenciais, que produzem e doam refeições para aqueles que estão necessitados. A doação desses alimentos facilita muito a produção das refeições no quesito econômico, uma vez que todo o processo é feito de forma voluntária. Cabe ao Município, através do Banco de Alimentos, a logística de distribuição de legumes e hortaliças às entidades”, explica o superintendente de Agropecuária e Abastecimento da Semadetur, Warley Raimundo de Paula, autor do projeto apresentado ao vereador.

Desde abril, além de produtores das hortas comunitárias, também são recolhidas hortaliças dos supermercados Santa Helena e Santo Antônio. As doações são entregues semanalmente a entidades como Projeto Acolher, Abrigo Bem Viver, Nova Caminhada, Obreiros da Luz, Toca de Assis e Mãos que Doam, entre outras instituições. “São recolhidos de 450kg a 600kg por semana e estamos em processo de aumento dos serviços prestados”, completa Warley de Paula.

Segundo o vereador Caio Valace, a ação surgiu por meio do bom diálogo com o prefeito Duílio de Castro, que entendeu a necessidade da implementação do programa, e em razão de sua sensibilidade, abraça esta causa juntamente com seu mandato. “Este programa nada seria se não fosse a honrosa e crucial participação e contribuição dos agricultores e produtores das hortas comunitárias. Tenho certeza que este programa beneficiará diversas famílias, mas principalmente aquelas que já se encontravam numa situação desfavorável socialmente, no tocante ao aspecto alimentar. Reafirmo meu compromisso com as causas sociais através de políticas públicas que visam atender e solucionar os anseios de nossa gente”, salienta o vereador.

 

Comunicação e Gestão de Mídias Sociais Vereador Caio Valace

 

Eldorado1300

AGENDA

dezembro 2021
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado