Cidade Super Destaques

SAAE anuncia interrupção temporária de captação do Rio das Velhas e reforça pedido de economia

Ainda sem chuvas, o leito do rio segue em baixa e muito poluído, a ponto de, nesta sexta-feira, 20, a autarquia ter que interromper temporariamente a captação na Estação de Tratamento de Água (ETA).

No mês passado, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sete Lagoas deu início à campanha “Não deixe a água acabar. Mais que nunca, é hora de economizar”. De acordo com o presidente da autarquia, Robson Machado, com a falta de chuvas devido ao período seco e a contaminação do Rio Paraopeba pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em janeiro de 2019, Belo Horizonte passou a captar mais água do Rio das Velhas. “Esses dois fatores fizeram com que chegasse menos água à nossa região. Isso se reflete em menos água captada e tratada pelo SAAE, mesmo com nossa capacidade máxima na Estação de Tratamento de Água”, afirmou, em coletiva de imprensa.

“Esse ano a gente tende a ter vazões residuais muito abaixo do esperado. Isso nos trouxe para um estado de alerta onde a baixa vazão do Rio da Velhas pode chegar a comprometer todo o abastecimento público e as atividades industriais dos municípios ao longo da bacia”, disse a presidente do CBH Velhas, Poliana Valgas, também durante a coletiva.

velhas

De lá para cá, a situação do Rio das Velhas vem piorando. Ainda sem chuvas, o leito do rio segue em baixa e muito poluído, a ponto de, nesta sexta-feira, 20, a autarquia ter que interromper temporariamente a captação na Estação de Tratamento de Água (ETA), em Funilândia. “Devido à baixa qualidade da água do Rio das Velhas, houve paralisação das atividades da captação e da ETA e, consequentemente, a suspensão temporária do abastecimento”, informou a autarquia em nota divulgada esta manhã.

Assim, o fornecimento de água ficou comprometido nos bairros abastecidos pelo Sistema Rio das Velhas, entre eles, os bairros São João, Emília, Esperança, Braz Filizola, São Vicente, Olinto Alvim, São Pedro, Santa Marcelina, Bom Jardim, Montreal, Canadá, Monte Carlo, Tamanduá, Interlagos, Luxemburgo, Jardim Europa, CDI, Aeroporto, Planalto, JK e Industrial.

Campanha
Para que esse problema não se agrave, o SAAE mantém campanha publicitária que contempla banners, outdoors, busdoors, flyers, spots de rádio e TV e alertas nas contas dos consumidores pedindo a colaboração de todos. “Use água com consciência e evite desperdício. A Prefeitura, por meio do SAAE, faz a sua parte, tratando a água e conscientizando a população, mas é preciso que cada um, individualmente, também faça a sua”, lembrou o prefeito Duílio de Castro.

– Entre as orientações da autarquia para a economia de água, estão:
– Feche bem as torneiras;
– Não demore no banho;
– Mantenha a torneira fechada enquanto for passar sabão nas louças, nas roupas ou no próprio corpo;
– Reaproveite a água usada para lavar as roupas na limpeza da sua casa;
– Use a vassoura para limpar o passeio;
– Use sempre o regador para molhar as plantas;
– Acabe com os vazamentos em casa. Uma torneira gotejando pode desperdiçar mais de 60 mil litros de água por mês;
– Na hora de lavar o carro, troque a mangueira por um balde com água.

São dicas simples que, além de reduzirem as chances de um eventual racionamento de água, geram mais economia na conta no final do mês. Como diz o mote da campanha: “Não deixe a água acabar. Mais que nunca, é hora de economizar”. Para solicitação de serviços, ligue 115.

 

por Ascom Prefeitura

 

 

Eldorado1300

AGENDA

dezembro 2021
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado