Pets

Filhotes de primeira cria: Quantos um cachorro pode ter?

Se você colocou ou pensou em pôr a cadela para cruzar, provavelmente ficou naquela dúvida de quantos filhotes podem vir na primeira cria.

Essa é uma dúvida frequente, já que muitas vezes o tutor tenta planejar o que fazer com os filhotes, se alguns vão permanecer na casa ou para adoção.

Mas para saber quantos filhotes uma cadela pode parir em uma única ninhada é preciso levar em consideração alguns fatores, pois em uma só gestação um cachorro pode ter entre 2 a 13 filhotes.

Números de filhotes na primeira cria 

Durante uma primeira cria, uma cadela pode variar entre dar à luz a 2 ou até mais de uma dúzia de filhotes. Esses números vão depender de fatores como:

  • Porte – O porte é um dos principais fatores que vão influenciar a quantidade de filhotes que uma cadela vai ter. Cães considerados mines costumam ter em média 3 a 4 filhotes por ninhada. Os cães médios são comuns parir entre 5 por ninhada. Já os de porte grande ou gigantes podem parir em média 7, mas é comum que raças maiores tenham ninhadas com mais de doze filhotes.
  • Idade dos animais – Cadela gestante nos primeiros cios costuma ter menos filhotes do que a média para cães de sua raça. O macho também interfere na quantidade de filhotes, já que um esperma mais maduro tem maior capacidade de fecundar mais óvulos.
  • Saúde – Uma cadela saudável influencia em uma ninhada com menos problemas de saúde.
  • Primeira cria – É comum que a primeira ninhada de uma cadela seja em um número reduzido. Como o organismo ainda está amadurecendo é normal que esse número seja menor do que o esperado para raça ou porte.

Saber quantos filhotes uma cadela pode ter na primeira cria é algo incerto, já que são vários fatores que vão influenciar essa quantidade. Até mesmo para saber uma quantidade de em alguma outra cria é incerto, pois a quantidade de filhotes que uma cadela tem em cada ninhada pode sempre ser diferente.

A melhor forma de saber quantos filhotinhos uma cadela está gerando é com uma consulta com veterinário. O profissional deve indicar um exame de imagem para ter uma ideia do tamanho da ninhada.

Alguns cuidados durante a gestação e o parto da cadela 

 

Filhotes de primeira cria

Cahorrinhos – Foto: Freepik

É importante estar preparado para esse período entre a gestação e parto da cadela. Alguns cuidados precisam ser tomados para proteger a mãe e os filhotes.

Durante a gestação é importante que a cadela esteja bem cuidada, com uma dieta nutricional adequada, vacinação, controle parasitário e com um veterinário de confiança para acompanhar o animal durante toda a gestação e o parto.

A gestação de uma cadela dura em torno de 58 a 63 dias.

Filhotes de primeira cria

Cadela e seu filhote – Foto: Freepik

Durante os últimos dias de gestação, o guia deve reparar um lugar tranquilo para que ocorra o parto natural.

Em alguns casos será necessário a presença de profissionais, principalmente em partos de cães pequenos ou com grande ninhada. Essas gestações precisam de mais atenção e é provável a necessidade de uma interferência humana.

Fonte: Portaldodog.com.br

Eldorado1300

AGENDA

junho 2021
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado