Cidade Saúde Super Destaques

Prefeitura esclarece atraso na aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid. Confira o boletim desta sexta (07)

Sete Lagoas fecha a semana contabilizando 17.733 contaminações por Covid desde o início da pandemia, com a confirmação de mais 89 casos positivos, sendo 55 mulheres e 34 homens. Estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde 947 pessoas, 25,4% a menos do que na semana passada, e 4.450 já tiveram o acompanhamento concluído. Os testes negativos somam 34.017 desde o início da pandemia. Mais dois óbitos por complicações da Covid foram confirmados. Ontem, um homem de 65 anos no Hospital Municipal, e hoje, uma mulher de 60 anos no Hospital Nossa Senhora das Graças. A cidade chega hoje a 438 óbitos, 81 pacientes de Sete Lagoas hospitalizados com resultado positivo, 216 pessoas em isolamento domiciliar e 16.998 pacientes já curados.

Hospitalizados
Hoje são 123 pacientes internados por causas respiratórias na cidade, sendo 54 UTI e 69 em enfermaria. Entre os internados em UTI, são 40 de Sete Lagoas, quatro de Inhaúma, três de Prudente de Morais, três de Caetanópolis, e os demais de Pompéu, Papagaios, Paraopeba e Cachoeira da Prata. Entre os internados, 102 testaram positivo para Covid, quatro tiveram resultado negativo e 17 aguardam resultados de exames.

No Hospital Municipal estão 61 internados, sendo 30 em UTI. No Hospital Nossa Senhora das Graças são 17 internações, sendo cinco em UTI, das quais quatro em leitos do SUS. No Hospital da Unimed são 24 pacientes internados, sendo nove em UTI. E na UPA são 21 internados, dez deles em UTI. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid, somando-se as unidades do SUS e da rede particular, está em 98,2%. Se considerarmos apenas os leitos de UTI do SUS, esse índice também teve uma queda e se encontra hoje em 97,8%.

Novo decreto
A Prefeitura publicou hoje o Decreto 6.539, que flexibiliza o horário do comércio da cidade até este domingo. O horário livre de funcionamento é considerado essencial para evitar a aglomeração de pessoas nos estabelecimentos e também no transporte coletivo em função do Dia das Mães, uma das principais datas comerciais do ano. É importante, no entanto, que tanto o comércio quanto a população reforcem os cuidados com o distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos. O decreto também libera atividades esportivas coletivas em ambientes fechados, desde que não exista contato físico entre os participantes, que devem usar máscara.

Vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde abriu o cadastro para residentes em Sete Lagoas, de 18 a 59 anos, com uma ou mais comorbidades e também gestantes e puérperas. O formulário está disponível no site da Prefeitura até a próxima terça-feira, dia 11, e a vacinação dos cadastrados será iniciada quando o estoque de vacinas for reabastecido pelo Governo Federal. No caso das comorbidades, além do cadastro é preciso reunir documentos para comprovar a condição. Vale lembrar que todos os documentos apresentados serão enviados aos órgãos de controle externo e, em caso de informações falsas, os autores ficarão sujeitos às responsabilizações administrativas, civis e penais aplicáveis.

Com relação ao atraso no calendário da segunda dose da Coronavac, a Prefeitura esclarece que, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde, mais de 96% dos municípios mineiros não receberam o quantitativo de vacinas necessário para a aplicação no prazo máximo de 28 dias sugerido pelo fabricante. Em março, o Ministério da Saúde orientou os municípios a utilizarem todos os estoque na aplicação da primeira dose, porém, houve um atraso na chegada de insumos para a produção da vacina pelo Instituto Butantan. Os insumos são importados da China.

Segundo o Butantan, nesta quarta-feira o instituto entregou um milhão de doses ao Governo Federal, porém, até o momento essas doses ainda não chegaram aos municípios mineiros. Outras três milhões de doses devem ser enviadas ao Ministério na próxima semana. Vale destacar que a aplicação da segunda dose após 28 dias não interfere na eficácia da vacina, segundo especialistas. Assim que o Município receber as doses, um novo cronograma será anunciado.

Até esta quinta-feira, 6, receberam a primeira dose da vacina em Sete Lagoas 41.353 pessoas. A segunda dose já foi aplicada em 19.029 pessoas. Um novo cronograma de vacinação deve ser anunciado em breve, assim que o Município receber novas remessas de doses do Ministério da Saúde. Continue seguindo as recomendações de uso de máscara, higiene frequente das mãos e distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

Renato Alexandre

Prefeitura de Sete Lagoas – Ascom

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

dezembro 2021
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado