Cidade Super Destaques

Primeira etapa do projeto para concluir Hospital Regional de Sete Lagoas é iniciada

Hospital Regional de Sete Lagoas — Foto: Ascom/PMSL

No momento em que a saúde pública em todos os municípios do Brasil enfrenta seus maiores desafios, o prefeito Duílio de Castro e o vice-prefeito Dr. Euro Andrade cumpriram uma agenda, na manhã desta terça-feira, 30, que pode simbolizar um “divisor de águas” para toda a região. Eles estiveram no inacabado Hospital Regional de Sete Lagoas, acompanhados da representante da empresa responsável pelo serviço considerado como a retomada das sonhadas obras de conclusão da unidade.

As obras do Hospital Regional foram iniciadas em 6 de junho de 2011, de acordo com a ordem de serviço inicial, no ato da assinatura do contrato, e contempla a construção em terreno de 46.000 m². A construção foi paralisada em 14 de maio de 2015, em razão da ausência de recursos advindos do convênio celebrado com o Estado de Minas Gerais. Apesar de estar em Sete Lagoas, esta unidade de saúde de grande porte receberá pacientes de outras 34 cidades da região.

Também participaram da visita o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, e o secretário adjunto, Alber Alípio Ribeiro. O comitê liderado pelo prefeito foi apresentar para Fabíola Pires, engenheira civil e sócia-proprietária da Conepp Consultoria, a estrutura já existente no local. “Considero esse ato o início da realização de um sonho. No ano passado prometemos lutar pela conclusão dessa obra e nunca paramos com este objetivo. Temos que romper desafios não só na saúde, mas em todas as políticas públicas”, comentou Duílio de Castro.

A retomada da obra é fruto de uma nova parceria entre a Prefeitura e o Governo de Minas, com investimento de recursos da empresa Vale oriundos de acordo de reparação pela tragédia de Brumadinho. “A Conepp será responsável por um levantamento completo e destacamos a necessidade desta obra para a região. A expectativa é que esta fase seja concluída em quatro meses”, comemorou Duílio de Castro.

A Connep venceu a concorrência pública realizada pelo Estado para executar esta fase fundamental para a retomada da obra. O Hospital Regional de Sete Lagoas, inclusive, saiu na frente de todas as unidades do mesmo porte que não foram concluídas e serão beneficiadas pelo mesmo acordo com a Vale. “Normalmente este tipo de levantamento é feito com as equipes em campo. Porém, neste caso, o Governo de Minas contratou um escaneamento a laser da estrutura. Esta tecnologia permite uma varredura e informações precisas”, explicou Fabiola Pires.

No edital do processo vencido pela Connep, a Subsecretaria de Inovação e Logística em Saúde do Governo de Minas Gerais apresentou um relatório de vistoria técnica realizado em 2019, mostrando que a obra do Hospital Regional de Sete Lagoas “encontra-se com as estruturas e coberturas concluídas, e vedações e infraestrutura adiantadas”. Porém, é de responsabilidade da empresa as análises mais aprofundadas sobre o estado de conservação dos sistemas já executados. “Nosso trabalho é feito por etapas, mas a tecnologia vai permitir a conclusão no tempo muito menor”, reforça Fabiola Pires.

HOSPITAL REGIONAL DE SETE LAGOAS
Área do Terreno: 46.000,00 m²
Área Construída: 23.582,75 m²
Nº. de Leitos: 226
Nº. de Pavimentos:
• Bloco A: 02 pavimentos
• Bloco B: 04 pavimentos + Casa de Máquinas
• Bloco C: 03 pavimentos
• Bloco D: 03 pavimentos

Fabiola Pires, da Connep, secretário Dr. Flávio Pimenta, Prefeito Duílio de Castro, secretário adjunto Alber Alípio e o vice-prefeito Dr. Euro Andrade visitaram obra inacabada nesta terça-feira

                                                                                                                           

                                                                                                                        Renato Alexandre

Prefeitura de Sete Lagoas – Ascom

Eldorado1300

AGENDA

junho 2021
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado