Destaques

Governo de Minas atua em cidades atingidas pelas chuvas

Crédito (fotos): Defesa Civil / Divulgação e DER-MG / Divulgação

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar prestam auxílio em municípios das regiões Central e Zona da Mata atingidos pelos últimos temporais.

Governo do Estado de Minas Gerais está em ação nas cidades atingidas pelas chuvas dos últimos dias, especialmente deste fim de semana. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) estão em atuação nas cidades das regiões Central e Zona da Mata que sofreram impactos por conta dos temporais.

Além da montagem de um gabinete de crise para assistência às vítimas e à população afetada, equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) foram direcionadas aos municípios para prestar auxílio. Também já começou a distribuição de donativos, como colchões, kits de higiene e de limpeza.

“Estou em contato diário com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, acompanhando a situação nos municípios afetados pelas fortes chuvas no estado”, afirma o governador Romeu Zema. “Em Santa Maria de Itabira, onde houve um desabamento na manhã deste domingo (21/2), helicópteros do Estado foram deslocados para ajudar nos trabalhos de resgate. Um caminhão com ajuda humanitária, levando colchões e kits de higiene, também já partiu rumo ao município. Nossa solidariedade a todos que vêm sofrendo com as chuvas em Minas. O Estado dará suporte a todas prefeituras e população que necessitem de ajuda”, reforça o governador.

Suporte

Em Santa Maria de Itabira, a madrugada chuvosa provocou desmoronamentos e soterramentos. Foram confirmadas duas mortes até o momento. Vários pontos da cidade e área rural estão alagados.

Passabém, município vizinho, também registra problemas semelhantes. Helicópteros da PMMG e Bombeiros se deslocaram até o local para reforçar o atendimento e socorro. “Nossas equipes já estão na cidade para prestar toda assistência necessária aos moradores. Diversas frentes de trabalho foram montadas para dar uma resposta rápida, como socorro às vítimas”, explica o major Dias, do Corpo de Bombeiros.

Para o suporte em infraestrutura, equipes do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) estão na região para minimizar os impactos nas rodovias que tiveram queda de barreira e estão obstruídas, como a MGC-120.

Quanto às medidas de assistência social, Subsecretaria de Assistência Social e Diretorias Regionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) seguem em permanente contato com a gestão municipal e coordenadores dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O objetivo é prestar orientação e apoio técnico no levantamento de famílias desalojadas e em situação de risco, protocolos de atendimento, realização de cadastros, organização de abrigos provisórios em situações de emergência, fluxos de decretação de situação de emergência e informação para outros órgãos.

Em Matipó, Carangola, Orizânia, Divino e Fervedouro, a assistência também está sendo prestada pela Defesa Civil, com o envio de ajuda humanitária.


Secretaria Geral do Governo de Minas

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

março 2021
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado