Cidade Saúde Super Destaques

Mais de três mil doses de vacina contra a Covid-19, já foram aplicadas em sete-lagoanos

Do dia 19 de janeiro até a terça-feira (02), 3.374 doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas em sete-lagoanos. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, as doses foram aplicadas seguindo critérios dos governos federal e estadual, sendo que, as prioridades no município, observaram, além das orientações superiores, o aporte de vacinas disponibilizados para Sete Lagoas.
Seguindo com os grupos prioritários da saúde, como determinado pelo Estado, após imunização dos profissionais da linha de frente do combate ao novo coronavírus, nesse momento, a secretaria está vacinando pessoas que atuam na assistência à saúde e que estejam em risco de contato, com idade acima de 50 anos, além dos profissionais de serviços de apoio diagnóstico que realizam exames relacionados à assistência covid. A etapa está acontecendo em formato drive thru, na portaria do Unifemm, das 08h30 até as 17h. Esta fase foi planejada para acontecer nos dias 02 e 04 de fevereiro.

Confira a tabela de doses aplicadas na campanha de vacinação contra a Covid-19 em Sete Lagoas:

 

Local de Vacinação Quantidade D1

 

Quantidade D2

 

Cerimonia na Prefeitura 7
Hospital Municipal 708
Samu 59
UPA 143
PA Belo Vale 39
Irmandade Nossa Senhora das Graças 745
PA da Unimed 72
Unimed (Hospital Libertae) 219
Idosos Institucionalizados e funcionários 194
Atenção Primária 669
Atenção Secundária 214
Empremed 15
Hemominas 34
Cismisel 12
Vig. Sanitaria (Fiscais sanitários) 42
APAE (trabalhadores de Saude) 22
UNIFEMM – trab. Saúde (acima de 50 anos) 180
Total 3.374

Dados referentes à doses aplicadas até o dia 02/02/2021

À medida que os grupos forem vacinados, a Secretaria Municipal de Saúde verificará a capacidade de inserção de outros grupos no processo.

Já foram distribuídas para os municípios de Minas Gerais, 735.193 doses de vacina, e ao todo já foram aplicadas 196.826, sendo 179.990 para os profissionais da linha de frente da saúde, 13.015 em idosos que vivem em instituições de longa permanência, 1.136 pessoas com deficiência em residências inclusivas e 2.685 em população indígena residente em terras indígenas. Esses dados são atualizados diariamente, à medida em que os municípios encaminham os números de seus vacinômetros.

Quais os públicos estão sendo vacinados?

De acordo com o informe técnico do Ministério da Saúde e seguindo o Plano Nacional de Imunizações (PNI), devem ser vacinados os seguintes públicos:

  1. Trabalhadores da saúde: Diante das doses disponíveis para distribuição inicial às UFs e da estimativa populacional dos trabalhadores de saúde, será necessária uma ordem de priorização desse estrato populacional. Assim, recomenda-se a seguinte ordem para vacinação dos trabalhadores da saúde, conforme disponibilidade de doses, sendo facultado a estados e municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local:
    a) Equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados.
    b) Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência)
    c) Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19.
    d) Demais trabalhadores de saúde. Cabe esclarecer que TODOS os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme a disponibilidade de vacinas.
  2. Pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência (institucionalizadas).
  3. Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas).
  4. População indígena vivendo em terras indígenas.

 

Da Redação

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2021
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado