MÉDIA DE IDADE DO TIME É DESAFIO PARA O ATLÉTICO-MG NA PRÓXIMA TEMPORADA

0
1280
Leonardo Silva é o jogador do time titular com mais idade: 37 (Foto: Bruno Cantini/ Atlético-MG)

A diretoria e comissão técnica do Atlético-MG terão uma missão para a próxima temporada: rejuvenescer o time titular. Em 2016, a média de idade do time foi um dos fatores que pesaram no decorrer da temporada por conta do desgaste físico e do excesso de lesões. Exceções à parte, fato é que com o passar dos anos, o risco de lesões na carreira de jogador de futebol aumenta e o desgaste por conta da maratona de jogos também. O que se viu em 2016 foi um time recheado de desfalques a cada partida e os treinadores Diego Aguirre e Marcelo Oliveira tendo dificuldades na manutenção da equipe durante uma sequência consistente de jogos.

O Atlético-MG foi o time que mais entrou em campo em 2016. Ao todo, foram 74 jogos contanto Torneio da Flórida, Primeira Liga, Mineiro, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileiro. E isso contribuiu para o aumento das lesões e os desgastes serem constantes. As médias de idade da equipe, levando-se em conta que 13 jogadores se revezaram como titulares na temporada, ultrapassam 30 anos de idade. Apenas uma escalação, com Cazares e Pratto, a média fica em 29,81 anos.

Cazares briga pela titularidade com Maicosuel, enquanto Lucas Pratto briga pela titularidade com Fred. Portanto, nas quatro escalações titulares possíveis, as médias de idade variam pouco com  Cazares e Fred (30,27 anos), com Maicosuel e Fred (30,81 anos), com Cazares e Pratto (29,81 anos) e com Maicosuel e Pratto (30,36 anos).

A tendência é que o time titular permaneça em 80% dos jogadores para 2017. Dois jogadores em final de contrato que ultrapassam a marca dos 30 anos já estão em conversas avançadas para as renovações contratuais, que são os casos de Leonardo Silva e Leandro Donizete.

Em contrapartida, dois titulares podem ser negociados. Pretendidos por clubes do exterior e valorizados por convocações para suas respectivas seleções, o atacante Lucas Pratto e o volante Rafael Carioca são vistos como desafogo financeiro para o Atlético-MG neste final de temporada.

Idade do elenco do Atlético-MG no Brasileirão 2016 (Foto: GloboEsporte.com)
Da Redação com Globo.com

Deixe uma resposta