UBS Luxemburgo realiza mais um encontro do Programa de Controle do Tabagismo

Encontro teve como objetivo conscientizar os participantes sobre as possíveis consequências do hábito de fumar

1
190

A Unidade Básica de Saúde Luxemburgo, composta pelas equipes das ESF’s Jardim Primavera, Interlagos e Luxemburgo, realizou mais um encontro do Programa de Controle do Tabagismo – PNCT. O encontro teve como objetivo conscientizar os participantes sobre as possíveis consequências do hábito de fumar, estimulando o debate e participação ativa dos mesmos.

O palestrante do encontro foi o médico especialista em Medicina de Família e Comunidade, Dr. Aluísio Cabral Pereira. Durante o encontro os participantes receberam informações sobre os benefícios de parar de fumar, que já se iniciam em poucas horas após a interrupção do consumo do cigarro, como a redução nas taxas de nicotina e de monóxido de carbono, melhorando a oxigenação, o olfato e o paladar. A respiração e a circulação também ficam mais adequadas e o risco de morte por doença cardiovascular e câncer de pulmão também vão sendo reduzidos ao longo dos anos, sem fumar.

Dados do Ministério da Saúde informam a redução no consumo do tabaco no Brasil, mas ainda é um fator de risco muito importante para diversas doenças. Estudos epidemiológicos realizados na Inglaterra demonstraram que cada cigarro consumido diminui a expectativa de vida em 11 minutos.

“A Atenção Primária à Saúde de Sete Lagoas não mede esforços para a melhoria dos indicadores de saúde do município, onde ações são realizadas frequentemente ações que vão desde a prevenção de doenças, controle de fatores de risco e estabilização das doenças crônicas, até a reabilitação dos casos indicados”, explica a Dr.ª Lúcia Helena Mendes Gasperini, médica de referência técnica da APS.

Os encontros são realizados estrategicamente em pequenos grupos, revezando os membros da equipe multidisciplinar, conforme as diretrizes do programa.

 Ascom/Saúde 

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta