Estão abertas as inscrições para quem quer ser mesário voluntário

0
281
Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais está com inscrições abertas para quem quer ser mesário voluntário na Eleições de 2018. Podem se inscrever eleitores com mais de 18 anos. Basta acessar o site do TRE-MG e preencher a ficha; ou comparecer ao cartório eleitoral em que está inscrito; ou ainda ligar para o Disque-Eleitor (148).

Quem trabalha como mesário tem o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. Além disso, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital.

Compete ao mesário no dia da eleição, zelar pela integridade da urna eletrônica, pela legitimidade do processo eleitoral e pela ordem na seção de votação.

Atualmente, a Justiça Eleitoral mineira conta com mais de 180 mil mesários voluntários inscritos.  Para o primeiro turno das Eleições 2018, estima-se que serão necessários 190 mil mesários em todo o Estado. Em 2016, último ano eleitoral, o número de mesários voluntários era de aproximadamente 80%. Para as Eleições 2018, a expectativa é que o número se mantenha.

Os mesários selecionados serão nomeados e convocados, por carta ou por e-mail, entre dois e três meses antes das eleições, mas esse prazo pode variar de acordo com cada cartório eleitoral. Nas semanas anteriores ao pleito, são feitos treinamentos para capacitar os mesários a exercerem a função.

São impedidos de trabalhar como mesários, segundo o Código Eleitoral, os candidatos, seus cônjuges e seus parentes até o segundo grau, os membros de diretórios de partido político que exerçam função executiva, as autoridades e agentes policiais, os funcionários que exerçam cargos de confiança no poder Executivo, aqueles que trabalham na Justiça Eleitoral e os eleitores com menos de 18 anos.

* Fonte: TRE-MG

Deixe uma resposta