Polícia faz operação para prender membros do PCC no Sul de Minas

0
134
Segundo a PM, foram registrados 68 ataques a ônibus

Ação acontece em quatorze estados; foram identificados 103 integrantes, dos quais 75 devem ser presos nesta quinta

As Polícias Civis de Minas Gerais, São Paulo e outros doze estados desencadearam na manh]a desta quinta-feira (14) a operação Echelon, que siginifica Escalão em referência aos graus hierárquicos da facção criminosa PCC que é o alvo das ações policiais.

Em Minas Gerais, o orgão cumpriu 18 mandados de prisão, busca e apreensão em onze cidades do Sul do Estado.

Sete dos mandados efetuados no Sul de Minas, são de prisão e cinco foram cumpridos contra pessoas que já cumprem pena em presídios da região.

Um total de 70 homens da Polícia Civil efetuaram a operação que aconteceu nos municípios de Poços de Caldas, Pouso Alegre, Guaxupé, Extrema, Passos, Itaú de Minas, Botelhos, Caxambú e Fortaleza de Minas. Duas pessoas foram presas na cidade de Guaxupé.

Ainda em Minas Gerais, um mandato de prisão foi efetuado contra um homem que já cumpre pena, em Divinópolis, na região Central do estado. Os policiais civis também cumpriram mandados de busca e apreensão na cidade de Sacramento, na região do Alto Paranaíba.

A operação Echelon foi iniciada em São Paulo, após agentes penitenciários encontrarem fragmentos de manuscritos na rede de esgoto do Presídio de Segurança Máxima de Presidente Venceslau, no interior paulista.

Na ocasião a Polícia Civil foi acionada para investigar o caso e acabou identificando sete líderes de organização criminosa, além de revelar a existência de uma ligação da facção com outros e países vizinhos ao Brasil.

Até agora foram identificados 103 integrantes, dos quais 75 devem ser presos nesta quinta. Além de Minas Gerais e São Paulo, os outros estados que recebem ações da Echelon são: Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Alagoas, Goiás, Tocantins, Roraima, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá e Manaus.

Até segunda-feira (11), 90 pessoas tinham sido presas e 26 menores apreendidos por ataques a ônibus em Minas Gerais, de acordo com a Polícia Militar (PM).

A corporação informou que já são 68 ônibus incendiados em 40 cidades do Estado.

Ataques continuam

A região metropolitana de Belo Horizonte amanheceu nesta quinta-feira (14) com mais um ônibus destruído. O ato criminoso começou em Betim e terminou em Contagem.

Da redação, com O Tempo

Deixe uma resposta