Exposição de Yara Tupynambá vai encantar Sete Lagoas

0
241
Minas Yara - Divulgação

A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, e o Instituto Yara Tupynambá, apresentam a mostra de artes plásticas “MINAS YARA”, exposição de gravuras e acervos particulares de colecionadores da renomada artista Yara Tupynambá. A exposição será aberta na próxima quinta-feira, 17, às 19 horas, e a visitação do público vai de 18 a 29 de maio, de 8h às 17h, na Casa da Cultura.

A mostra apresenta trabalhos de diversas fases de sua carreira. Yara Tupynambá é conhecida e respeitada internacionalmente e sua produção ininterrupta, ao longo de sete décadas, gerou registros de rara beleza, valor histórico e cultural. Para esta exposição, a curadoria optou por um recorte com foco nos trabalhos relacionados à memória e ao imaginário popular, além das manifestações tradicionais, religiosas e expressões do cotidiano da artista.

As moças nas janelas, os vasos de flores vistos do interior ou do exterior da casa, a religiosidade e a historicidade retratadas por meio das imaginárias, dos personagens de nossa história e das representações culturais e religiosas, a arquitetura colonial e a diversa flora das Minas Gerais marcam presença na mostra. Uma demonstração da diversidade e consistência da produção artística de Yara Tupynambá. A partir do imaginário da artista, arlequins, pierrôs e mágicos materializam magia e beleza. O “Pequeno Mágico”, que integra esta exposição, é a representação do encantamento pela magia do circo e seus personagens com suas cartolaspor onde saem pássaros e flores que brotam do peito do ilusionista. “Este   é   o   mundo   mágico   que sonhei   na   infância   e   que   agora transporto para as telas”, diz Yara Tupynambá.

Surgida no século XI, a gravura é a mais antiga técnica de reproduzir imagens e a mais democrática das artes plásticas porque permite a reprodução de imagens criadas por artistas, numeradas e autenticadas. Sua assinatura é a lápis, pois sua tradição é gráfica e, ao lado da mesma, vem uma numeração que indica a tiragem e o número daquela gravura.

Yara Tupynambá, com uma longa carreira de gravadora, indo da xilogravura, passando pela litografia e serigrafia edita, agora, seu trabalho pelo processo de giclée, que é o que há de mais novo em termos de impressão.

Aluna de Alberto da Veiga Guignard e Oswald Goeldi, bolsista do PrattInstitute em nova York, participou de diversas bienais e mostras em diversos países na América do Norte, Europa e Ásia.

Curadores:

Clarice Fonseca
Dmtrius Cotta
José Theobaldo Junior
Kaili Oliveira

Visitas:

8h às 17 horas, de Segunda a Sexta Feira
De 18 de maio até 29 de junho 2018
Visitas guiadas: Atendimento especial para escolas, ONGs, grupos organizados, etc. com mediadores
Entrada Franca
Casa da Cultura ¨Francisco Timóteo Pereira¨
Av. Getúlio Vargas, 91 – Centro – Sete Lagoas/ MG
galeriamyralda@gmail.com
Tel.:  031 3773 5687

Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Deixe uma resposta