Prefeitura apoia projeto da UFMG direcionado ao turismo de Sete Lagoas

0
331
Divulgação

O forte potencial turístico de Sete Lagoas é indiscutível e para reforçar ainda mais essa vocação, a Prefeitura trabalha em várias frentes. Além de investir na revitalização de importantes pontos turísticos, promover e apoiar eventos diversos, a administração municipal também abre suas portas para trabalhos referenciais do setor. Assim está sendo com o UFMG Conecta, uma parceria que terá como resultado um diagnóstico atualizado do turismo local.

Nesta terça-feira, 14, foi realizado no auditório da Casa da Cultura um encontro entre alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenadores do projeto, e representantes da Prefeitura e também diversos atores do turismo local. O UFMG Conecta já havia realizado uma pesquisa bibliográfica sobre Sete Lagoas tendo como base documentos de domínio público como: Plano de Desenvolvimento Turístico de Sete Lagoas (2012/2020), os três Estudos de Competitividade realizados pelo município, por meio da Fundação Getúlio Vargas (patrocinados pela Secretaria de Estado de Turismo, em 2009, 2010 e 2013), Plano de Negócios do Parque da Cascata, planejamento do grupo UAI de Hotéis e Pousadas, entre outros.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Violante, o trabalho de pesquisa deve identificar potencialidades que podem direcionar ações governamentais. “Este é o início de um importante trabalho. Tudo tem que ser feito com sinergia e de maneira regional. Toda cidade deve receber bem os turistas e, neste sentido, estamos bem”, comentou. Quem também participou da reunião foi o secretário municipal de Cultura, Anderson Cléber Rodrigues, que também apontou a integração como fator fundamental para o sucesso em qualquer área. “Temos uma agenda bem definida de eventos e projetos, mas também vamos trabalhar em prol do produto final que será apresentado por este trabalho”, disse.

O projeto local do UFMG Conecta têm à frente a professora Eliana Torga, os alunos de graduação de extensão Bruna Flexa, Hélder Vitor, Matheus Alves e Pablo Moreira. Todos estão sob coordenação do professor Mário Márcio Machado.   Durante o encontro foram realizadas dinâmicas com os presentes em que o foco foi a receptividade e indicações de locais com vocação turística.

Arísio França Júnior, presidente do Grupo UAI que reúne 14 hotéis e pousadas, destacou a necessidade de Sete Lagoas buscar novas formas de turismo já que o setor de negócios perdeu muito com as recentes crises financeiras. “Temos que trabalhar em etapas, pensar. Nosso grupo tem um plano de ação e ele está sendo colocado em prática seguindo esta lógica. Além do mais, deve sempre prevalecer as parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. Quando queremos fazer alguma coisa, temos que unir forças”, comentou.

O UFMG Conecta continua seu trabalho. Ainda nessa quarta-feira serão realizados trabalho de campo. Novas reuniões serão agendadas brevemente e os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

ASCOM Prefeitura de Sete Lagoas

Foto: Valdeci Oliveira

Deixe uma resposta