ProUni tem mais de 23 mil bolsas para mineiros; inscrições terminam nesta sexta-feira (9)

0
304
12,6 mil bolsas parciais estão disponíveis para os estudantes interessados

Estudantes interessados em bolsas de estudo em universidades particulares têm até amanhã para se inscreverem no Programa Universidade para Todos (ProUni). Em Minas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), são ofertadas 23.656 vagas. No Brasil, serão 242.998 em quase 3 mil instituições. O resultado da primeira chamada sai no próximo dia 14.

Os cadastros começaram a ser feitos na última terça-feira pelo site do programa. Serão oferecidas bolsas parciais (50%) e integrais em cursos de graduação. O registro para efetuar a inscrição é feito com os mesmos login e senha do acesso à página do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já no sistema, o aluno pode escolher até duas opções de curso, instituição e turno de estudo que deseja concorrer.

Ao fim de cada dia, é possível ter uma prévia da seleção. O sistema relaciona as notas de corte (a mais alta e a mais baixa entre os inscritos) com o número de bolsas disponíveis para, assim, gerar uma potencial classificação. Com base nesse dado, o aluno pode alterar as escolhas para ter mais chances de conseguir o benefício.

Participantes

Podem concorrer às bolsas, alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou, então, em particulares como bolsistas, fizeram o Enem em 2017, não zeraram a redação e tiraram pelo menos 450 pontos de média geral. Estudantes com deficiência e professores da rede pública também podem concorrer.

O programa também reserva vagas destinadas a cotas. Parte delas é para pessoas com deficiência e que se autodeclaram indígenas, pardas ou pretas.

O percentual destinado ao público é definido com base no último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comprovação de renda é pré-requisito para vaga

Para concorrer às vagas, os candidatos também precisam comprovar algumas informações. Os estudantes interessados em bolsas integrais devem ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio. Para os benefícios parciais, o valor é de até três salários mínimos.

Considera-se membro familiar aquele que contribue para o rendimento da família e tenha despesas na casa. Todos os citados como devem morar na mesma residência.

Documentação

Após a seleção por nota, o aluno que tiver conseguido a vaga deverá comprovar todos os dados inseridos na inscrição, incluindo receitas e despesas do grupo familiar.

Com a divulgação dos resultados, o estudante deve procurar pela instituição na qual foi aprovado e levar toda a documentação necessária para efetivar a matrícula. Os prazos, horários e locais de comparecimento devem ser informados pela universidade na qual estudará o aluno.

O prazo final para a comprovação das informações é 23 de fevereiro para os aprovados em primeira chamada. Em 2 de março, saem os selecionados para as vagas restantes. A data para a entrega da documentação é 9 de março.

Cronograma Prouni 2018

6/2 a 9/2 – Período de inscrições
14/2 – Resultado da 1ª chamada
15/2 a 23/2 – Comprovação de informações (1ª chamada)
2/3 – Resultado da 2ª chamada
2/3 a 9/3 – Comprovação de informações (2ª chamada)
16/3 a 19/3 – Manifestação de interesse em lista de espera
21/3 a 22/3 – Comprovação das informações dos candidatos convocados da lista de espera

Da Redação, com Jornal Hoje em Dia

Deixe uma resposta