Sete Lagoas está entre as melhores cidades do turismo de Minas Gerais

0
434
Foto: Mateus Martins

Sete Lagoas foi muito bem classificada no Mapa do Turismo Brasileiro divulgado recentemente pelo Governo Federal. Trata-se de uma nova ferramenta que lista os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e ainda orienta sobre a definição de políticas públicas para o setor.

Na categorização do Mapa do Turismo Brasileiro, Sete Lagoas é um dos destaques. Dos 555 municípios listados, apenas 18 estão classificados na categoria B e Sete Lagoas é um deles. Entre estes destinos também estão Ouro Preto, Diamantina, Montes Claros, São João Del Rei, Tiradentes, Poços de Caldas e Uberlândia. Segundo o Ministério do Turismo estas cidades desempenham importante papel no fluxo turístico regional e, por isso, precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem. “A vocação turística de Sete Lagoas é natural. Mesmo com as dificuldades vividas no primeiro ano de administração conseguimos apoiar projetos na área. Esta sempre será uma das metas do meu governo, assim como ocorreu na minha primeira administração”, comentou o prefeito Leone Maciel.

Museu Ferroviário de Sete Lagoas
Museu Ferroviário de Sete Lagoas (Foto: Mateus Martins)

Na divulgação, Sete Lagoas foi inserida no roteiro “Circuito das Grutas” onde estão outros 14 municípios. O potencial turístico local é fortalecido pelas belezas naturais e atrativos como Gruta Rei do Mato, Serra Santa Helena, lagoas, acervo histórico e ainda pela estrutura hoteleira e das políticas públicas voltadas para o setor. “Atualmente oferecemos opções para todo o perfil de turista e oferecemos condições melhores para os visitantes. Agora, trabalhamos para melhorar nossa estrutura e, consequentemente, a receptividade”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Chaves Violante.

Lagoa Paulino
Lagoa Paulino

No último levantamento, Minas Gerais aparece com 555 municípios classificados com potencial turístico em 48 regiões distintas.  “O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do Ministério do Turismo”, avalia o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O mapa que chega a sua sexta edição é o resultado de um amplo trabalho de conscientização junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região. O instrumento público que lista 3.285 municípios em 328 regiões turísticas do país está disponível para consulta no site www.turismo.gov.br.

Vista do alto da Serra Santa Helena (Foto: Mateus Martins)
Vista do alto da Serra Santa Helena (Foto: Mateus Martins)

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Deixe uma resposta