Ultimas rodada da fase de grupos da Champions League, define classificados

0
368
Foto: Web

Bayern x PSG vale o primeiro lugar do Grupo B. O que mais está em jogo na Liga?

A fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18 começa a se despedir nesta terça-feira. Oito jogos encerram as quatro primeiras chaves, com destaque para um confronto entre classificados: Bayern de Munique x Paris Saint-Germain, às 17h45 (de Brasília).

Alemães e franceses decidem o primeiro lugar do Grupo D. Como o primeiro critério de desempate é o confronto direto – seguido do saldo de gols -, o Bayern precisará derrotar o PSG por pelo menos quatro gols de diferença.

Na ida, em setembro, deu Paris por 3 a 0, no jogo em que causou a demissão de Carlo Ancelotti do comando dos bávaros.

O momento é um pouco diferente. O PSG perdeu a sua invencibilidade na temporada ao cair para o recém-promovido Strasbourg, sábado, pelo Francês, quando o seu poderoso ataque não conseguiu mascarar os problemas do time.

Imparável, o time de Neymar, Cavani e Mbappé tem a chance de ampliar o recorde de gols na fase de grupos, com 24 gols em cinco jogos. O Paris (e o Manchester City, na quarta) também pode se juntar a um seleto grupo de seis times que terminaram com 100% de aproveitamento. São eles:

  • Milan (1992/93) – 11 gols pró, um contra
  • Paris (1994/95) – 12 gols pró, três contra
  • Spartak Moscou (1995/96) – 15 gols pró, quarto contra
  • Barcelona (2002/03) – 13 gols pró, quatro contra
  • Real Madrid (2011/12) – 19 gols pró, dois contra
  • Real Madrid (2014/15) – 16 gols pró, dois contra

Seguindo as marcas, Neymar pode ser tornar o primeiro jogador da história a balançar as redes em todas as seis rodadas, algo que nem Cristiano Ronaldo ou Messi conseguiram. O brasileiro tem seis gols, dois a menos que o português, atual artilheiro.

Ainda pelo Grupo B, Celtic e Anderlecht estão eliminados, mas brigam pelo terceiro lugar, que garante uma ida à Liga Europa. Os belgas terão de vencer por uma diferença de três gols na Escócia.

Estão classificados: Chelsea (Grupo C), Barcelona (D), Manchester City (F), Besiktas (G), Tottenham (H) e Real Madrid (H). Restam 14 clubes que vão brigar pelas oito vagas em aberto. Antes de dissecarmos a situação de cada grupo, é sempre bom repassar os critérios de desempate da Liga dos Campeões.

  1. Confronto direto
  2. Melhor saldo de gols
  3. Mais gols pró
  4. Mais gols como visitante
  5. Mais vitórias
  6. Mais vitórias como visitante
  7. Menos cartões
  8. Coeficiente do time e da associação nos últimos cinco anos

GRUPO A

Apesar das quatro vitórias e da liderança isolada do grupo, o Manchester United ainda não está assegurado nas oitavas de final. Precisa apenas de um empate para isso, é bem verdade – e pode se classificar até em caso de derrota. A missão mais difícil, portanto, parece ser a do CSKA, adversário dos Red Devils nesta terça. O Basel, que é a outra equipe com chances na chave, vai pegar o lanterna e eliminado Benfica.

Manchester United: precisa apenas empatar para se classificar na primeira colocação. Se perder, só ficaria fora se o Basel vencesse o Benfica – ainda assim, tanto o time português quanto o russo precisariam tirar a diferença no desempate (nesse caso, os resultados contra o Benfica seriam excluídos, e levaria-se em conta apenas os confrontos entre os três).

Basel: precisa de um resultado melhor que o do CSKA. Se ambos empatarem ou perderem seus jogos, a decisão será no confronto direto. Em caso de vitória dos dois, os resultados contra o Benfica seriam excluídos, e levaria-se em conta apenas os duelos entre eles e o Manchester United.

CSKA: precisa de um resultado melhor que o do Basel. Em caso de vitória dos dois, os resultados contra o Benfica seriam excluídos, e levaria-se em conta apenas os duelos entre eles e o Manchester United. Os russos teriam que vencer por, ao menos, três gols de diferença.

 

Deixe uma resposta