Santa Helena Valley realiza 1º Startup Weekend de Sete Lagoas

0
527
Evento será realizado no campus de Sete Lagoas da UFSJ
Com a chancela dos mantenedores Google for Entrepreneurs, Go.co, appear.in e da Techstars, proprietária da marca, o Santa Helena Valley (SHV) – ecossistema de inovação e startups de Sete Lagoas e região – realiza o 1º Startup Weekend Sete Lagoas nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no campus sete-lagoano da Universidade Federal de São João del Rey (MG-424, Km 47). O evento também é parte integrante das comemorações dos 150 anos de Sete Lagoas.
“O Startup Weekend é um movimento formado por uma rede global de empreendedores que tem a missão de inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades na sua trajetória de lançamento de startups”, comenta Tiago Pereira, idealizador e um dos organizadores do evento na cidade.
Diferente do formato tradicional de palestras, o Startup Weekend é 100% “hands on” (mão na massa). Na sexta-feira, a partir das 18h, são formadas as equipes geralmente compostas por uma ou mais pessoas de negócios (ideia), desenvolvedores e designers. Neste dia as ideias são discutidas sob orientação de mentores especialmente convidados.
Já no sábado, na parte da manhã, as ideias são validadas por meio de pesquisas de opinião “na rua”. No período da tarde, as ideias são refinadas, também sob orientação dos mentores. No domingo, na parte da manhã, são desenvolvidos os pitchs (apresentações rápidas) e à tarde são realizadas as apresentações para uma banca de jurados. O objetivo é que a ideia saia pronta para ser implementada no mercado.
 
Mentores
Entre os mentores, que têm o papel de orientar as equipes no processo de ideação e apresentação, estão Eloízio Neves (agente regional de inovação do Governo de Minas por Diamantina); Karinne Montolli (advogada, assessora de startups e mentora em programas de aceleração); Carla Martinez (arquiteta de informação, designer de interface e consultora); Alessandra Alkmin (mestranda em Gestão da Educação Superior, vice-presidente do Conselho da Mulher Empreendedora ACMinas, professora e facilitadora Learning 3.0); Luciana Oliveira (graduanda em  Análise e Desenvolvimento de Sistemas e co-fundadora da startup Farmácia do Bem); Paulo Veneroso (CEO e founder da startup Pro Educacional); Wagner Nogueira (administrador, professor, analista do Sebrae e facilitador Certificado Lego® Serious Play®); e Mikael Soares (gestor de inovação da Natura).
Juízes
Entre os juízes, que terão a função de julgar as ideias apresentadas, estão confirmados o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e empresário Bruno Violante; o empreendedor e CEO da premiada startup Lett Insights Fabrício Massula, o investidor e head da Gavea Angels em Minas Ricardo Carvalho e o coordenador do curso de Engenharia de Alimentos da UFSJ, professor Mateus Junqueira. O Startup Weekend terá ainda a facilitação da coordenadora de inovação do Governo de Minas, Gabi Sant’Anna.
Pelo mundo
O Startup Weekend, evento que acontece no mundo inteiro, é uma competição de startups e faz com que as pessoas se encontrem e desenvolvam um negócio em 54 horas, de sexta a domingo. Ao longo desses três dias os participantes são encorajados a terem boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora. Mas, apesar de ser uma competição, o maior prêmio é a experiência adquirida.
Apoios
São patrocinadores do 1º Startup Weekend de Sete Lagoas Sicoob Credisete, Unifemm, Agência Click 7, Gellak, Pizzaria A Francesinha, Favorito Pão de Queijo, CriaRH, TI Master, Gráfica Desenhar e WGA Brindes. O evento conta ainda com os apoios da UFSJ, ACI Sete Lagoas, SindComércio-SL, CDL Sete Lagoas, Sebrae-SL, Shopping Sete Lagoas, Prefeitura de Sete Lagoas e Governo de Minas.
Inscrições
As inscrições com vagas limitadas estão disponíveis em bit.ly/sw-setelagoas e o valor de R$ 90 (há desconto para desenvolvedores) inclui coffee breaks, dois almoços e dois jantares, além de premiação para o primeiro colocado. Informações: (31) 98731-4322.
startup weekend sete lagoas
Por Marcelo Sander

Deixe uma resposta