SETE LAGOAS RECEBE WORKSHOP DO PRÊMIO NEW HOLLAND DE FOTOJORNALISMO

1
414
1o lugar profissional geral - foto 267 - Sergio Reghin Ranalli - O agricultor observa o céu de geada

Fotógrafo vencedor do concurso fala sobre essência, produção e história da fotografia

O Prêmio New Holland de Fotojornalismo, que está na 12ª edição, leva ao público as mais belas imagens do agronegócio sul-americano, mas também a essência da fotografia, sua relevância histórica, processo de produção das imagens e uma profunda discussão sobre a profissão. Essas contribuições são feitas com o workshop do prêmio, que acontecerá em Sete Lagoas (MG) no dia 4 de setembro.

Quem apresenta o workshop é Sérgio Ranalli, fotógrafo paulistano radicado em Londrina (PR) e atual vencedor do Prêmio New Holland de Fotojornalismo, na categoria “Profissional – Geral”, com a imagem “O agricultor observa o céu de geada”. Trabalha na área desde 1998 e atualmente é editor de Fotografia do jornal Folha de Londrina. Paralelamente, Ranalli desenvolve projetos autorais de fotografia registrando o homem, a natureza e populações isoladas.

Ranalli também foi vencedor da 10ª edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo e finalista do Prêmio Conrado Wessel. Também conquistou o primeiro lugar no Prêmio Fiep de Jornalismo – categoria Fotojornalismo e participou de exposições em diversos países da América Latina e na sede da Unesco, em Paris. No Brasil fez quatro exposições individuais: “Áfricas Invisíveis” (Brasília), “Retratos do Haiti” (São Paulo), “Fronteira Invisível” (Londrina) e “Cores da Solidão” (São Paulo).

1o lugar profissional máquinas - foto 12 - Alberto Alejandro Elias - PODER
1o lugar profissional máquinas – foto 12 – Alberto Alejandro Elias – PODER

 

Além dele, a 12ª edição teve como vencedores o repórter fotográfico argentino Alberto Alejandro Elias, na categoria “Profissional – Máquina”, com a imagem “Poder”; o brasileiro Flávio Benedito Conceição na categoria “Aficionados – Geral” com a imagem “Raios de sol sobre o trigo”; e Verkuyl Victor Marcelo, da Argentina, na categoria “Aficionados – Máquinas” com a foto “Cuando el sol pierde su bravura”.

Sobre o Prêmio New Holland de Fotojornalismo

O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é um projeto cultural apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocinado pela New Holland e pelo Banco CNH Industrial, com realização da Mano a Mano Produções Artísticas. Em Belo Horizonte, a exposição conta com o apoio da Casa Fiat de Cultura, do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal. Criado com o objetivo de valorizar o trabalho dos repórteres fotográficos, o projeto passou a premiar também fotógrafos não profissionais — pessoas aficionadas pela fotografia. Inicialmente restrito ao Brasil, o concurso foi ampliado primeiramente para o Mercosul e, ao completar dez anos, para toda a América do Sul, tornando-se um dos mais importantes concursos fotográficos desses países. Além da premiação, o projeto realiza exposições fotográficas itinerantes pelas cidades dos países participantes. 

Serviço

Workshop do 12º Prêmio New Holland Fotojornalismo 

Local: Cidade de Deus

 Sete Lagoas (MG)

Horário: 8h às 12h

Galeria Miralda

Sete Lagoas (MG)

13h30 às 15h30

Data: 4 de setembro de 2017

Vagas limitadas

Página 1 Comunicação

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta